8 de julho de 2014

X Edição de "O Nosso Património" - Dia 2


Hoje, logo de manhazinha, recebemos, com entusiasmo, 3 novas amigas. Para a sua receção, fizemos um jogo para nos conhecermos melhor em que cada um de nós dizia o seu nome e um adjectivo com que se identificasse, tendo como primeira letra a inicial do nosso nome. De seguida, chegou o momento esperado: conhecer sítios novos. Os nossos monitores, para nos organizarem melhor, formaram grupos, com a condição que ninguém que se conhecesse ficasse no mesmo grupo, para criar novos amigos. Claro que, no início, ficamos um pouco tímidos e receosos, mas acabamos por nos habituar.

Alegremente, chegamos ao primeiro destino: a igreja de S.Victor. Um dos nossos monitores explicou a história da igreja e, mais tarde, o presidente da junta, Ricardo Silva, explicou-nos a história de S.Victor representada nos azulejos. Para demonstrarmos aquilo que aprendemos, em grupo, realizamos duas fichas acerca dos azulejos (parte móvel) e da fachada (parte imóvel). Ficamos impressionados com a beleza interior e exterior daquela antiguidade do século XVII.


Terminada a primeira visita, dirigimo-nos para a Capela de Nossa Senhora de Guadalupe, onde lanchamos todos juntos e falamos acerca do que nos esperava. Quando entramos, deparamo-nos com uma capela diferente de todas as outras existentes em Braga: esta apresentava linhas curvilíneas assim assemelhando-se à cruz grega, as cores predominantes eram o azul e o dourado. Ficamos espantados, pois era algo diferente, algo fora do normal, algo de especial.


Apreciamos muito esta viagem por pontos culturais e religiosos bracarenses e esperamos mais dias como este no nosso calendário!


Praça e Vicente

Sem comentários: