9 de julho de 2014

X Edição de "O Nosso Património" - Dia 3


No terceiro dia da atividade "O Nosso Património", fomos à Igreja da Senhora-a-Branca onde a monitora Margarida, deu uma pequena explicação sobre a Igreja. Explicou, então, que o arcebispo D. Diogo de Sousa mandou construir uma pequena capela no séc. XVI por causa de um culto a Nossa Senhora Das Neves,a Branca. Este culto deve-se ao milagre de ter nevado no dia 5 de Agosto em Roma. É evidente que esta Igreja foi mandada construir pelo arcebispo D. Diogo de Sousa, pois no tecto da igreja, no arco da porta de entrada e nos azulejos do coro estão representadas as suas armas. Quando entramos na Igreja, o Sr. Padre Carlos, completou a explicação da Margarida, falando ainda do sacrário que foi desenhado por André Soares, sendo a sua primeira peça. Também falou dos altares que se encontram nas laterais da Igreja, por exemplo, o da Senhora do Ó, o do Presépio, o dos Três Reis Magos e o do Sagrado Coração de Jesus...
 
De seguida, fomos à Sacristia onde vimos vestígios de uma antiga Capela descobertos numa das obras sofridas pela Igreja. O Sr. Padre Carlos mostrou-nos, ainda, um mapa da antiga Braga.  Depois, passámos pela Rua de S. Victor e a de S. Domingos e fomos até à Casa das Velas onde nos ensinaram como é que estas são feitas de modo artesanal. Ficamos também a saber que esta é a única fábrica artesanal de velas existente em Braga.
 
Para finalizar, agradeço a todos que nos ajudaram a concretizar estas visitas, tendo a certeza que muitas estão para vir.

Até amanhã
Joana Oliveira

Sem comentários: