17 de julho de 2014

X Edição de "O Nosso Património" - Dia 8

Hoje, na descoberta pelo património da cidade de braga, visitamos uma das igrejas mais importantes e históricas de toda a cidade, a igreja de S. Victor-O-Velho. Esta igreja situa-se entre a rua de S. Victor O Velho e a Rua Nova de Santa Cruz. Não é possível dizer em que ano foi construída mas, supõem-se que foi restaurada no séc. XVIII, e sofreu obras de recuperação no séc. XX. É uma das mais importantes igrejas de Braga pois diz-se que, S. Victor foi degolado em cima de uma ponte onde antigamente, nesse local, passava um rio. É também muito importante pois dentro da igreja encontra-se uma réplica de S. Victor que, ao pescoço, tem um medalhão com o que se supõem ser um osso do seu corpo. Podemos também encontrar um altar onde por baixo tem a pedra onde se diz que S. Victor foi degolado, diz-se que só os mais crentes conseguem ainda ver manchas de sangue de S. Victor na pedra.

Catarina Santos

Hoje, dia 16 de julho, fomos visitar a Capela de S. Victor-o-velho, situada na Rua Nova de Santa Cruz. Nessa pequena capela, foi-nos explicada a sua história, assim como a de S. Victor. É lá que se deduz que S. Victor tenha sido degolado, devido à sua fidelidade para com o cristianismo e Deus.
Na capela encontram-se vários altares decorativos, como por exemplo o altar representativo da degolação de S. Victor.
Depois das explicações acerca da capela, em grupo, realizámos 2 fichas: uma sobre um dos altares e outra sobre a fachada da capela.
Mais tarde, voltámos à junta, onde nos foi proposto um trabalho acerca da toponímia das ruas da freguesia de S. Victor, também em grupo.
Foi uma experiência que todos consideramos construtiva para a nossa cultura geral e muito divertida. Espero que se repitam mais dias como este.
Francisca Ribeiro  

Sem comentários: