19 de julho de 2010

Diário do Património - Dia 10

16 de Julho de 2010
Hoje, dia 16, juntámo-nos novamente no Auditório da Junta de Freguesia de S. Victor, onde fizemos um jogo, em que o objectivo era que um dos elementos do grupo saísse e os outros elementos elegessem entre si o líder do grupo, para que, esse mesmo líder fizesse várias coisas e o resto do grupo tinha que o imitar e o elemento que saísse teria que descobrir quem é que era o que liderava o grupo.

Depois ficamos a saber quais as actividades que se iam realizar neste dia, de seguida, seguimos com os monitores para a Junta de Freguesia da Sé, onde fomos visitar o Núcleo Museológico da “Domus da Escola Velha da Sé”, onde uma menina nos explicou um pouco da história da “Domus da Escola Velha da Sé”.

Também estivemos a ver um vídeo onde eram explicadas as transformações que o edifício sofreu ao longo de muitos séculos, como por exemplo, a menina teve-nos a mostrar mosaicos muito antigos, instrumentos e técnicas que nos permitiam saber como e com o que é que faziam os mosaicos, restos de alicerce da muralha medieval que existia na época dos romanos.

Quando saímos da Domus da Escola Velha da Sé, seguimos todos para o Museu dos Biscainhos. Quando chegamos ao Museu dos Biscainhos, uma senhora foi-nos explicando a história do Museu, onde ficamos a saber que o Museu foi construído no séc. XVII e o Palácio foi construído no séc. XVI. Quando chegamos à entrada principal do Museu, pousamos as nossas coisas, para que não acontecesse nenhuma desgraça, seguidamente a senhora explicou-nos que onde estamos era a entrada principal e era ali que as pessoas desembarcavam das suas carruagens e depois os cavalos iam para as cavalariças. O último proprietário do Palácio foi o 3º visconde de Paço de Nespereira. No Palácio viviam Famílias Nobres.

Em seguida, fomos visitar os vários compartimentos do Palácio, como por exemplo, o salão da Música, onde havia instrumentos relacionados com a Música e que todo o tecto era com formas decorativas relacionadas com a música, também fomos visitar a Cozinha, os quartos, a sala onde as mulheres se sentavam em cima dum estrado, onde liam, conversavam, rezavam e também fomos visitar um espaço do Palácio onde tinham as roupas que as mulheres usavam, nomeadamente os vestidos naquela época.

Por fim, fomos dar uma volta pelo Jardim, onde tiramos fotos em Grupo e terminada esta tarefa, regressámos à Junta de Freguesia de S. Victor.

Diana Gonçalves

Sem comentários: