22 de julho de 2010

Diário do Património - Dia 12

20 de Julho de 2010

Hoje, 2º dia da terceira semana de património, começámos por fazer um jogo de dinâmica de grupo, que consistia no seguinte: Cada grupo devia inventar uma acção/actuação, que seria submetida a um júri que avaliava e dava nota do nível 1 ao 5. No fim do jogo o júri dava a pontuação e cada grupo recebia um prémio, conforme a pontuação. Ao fim do jogo fomos para a capela do Senhor dos Milagres, localizada à entrada do Bairro das Sete Fontes.

Quando já estávamos na capela, a monitora Lau fez uma breve apresentação da capela, contextualizando a sua parte histórica e descrevendo sucintamente a sua arquitectura. Ficamos a saber que a Capela terá sido inicialmente erigida em 1558 pois há uma lápide que atesta o nome da capela e a data de fundação. Posteriormente, já em 1896, um morador da zona de Lamaçães, chamado José Custódio Ferreira, tê-la-á mandado reconstruir e também gravou numa lápide esta meritosa acção.

De seguida foram distribuídas, pelos grupos participantes, tarefas para realizarem (Fichas de sítio, fichas móveis e registo de fotografias).

Quando já tínhamos terminado tudo na capela regressamos à junta, onde os monitores falaram de uma actividade que vamos realizar na última semana de património. Por fim cada um foi embora.

Andreia

Sem comentários: