6 de julho de 2010

Uma espécie de CCB

retirado da edição do "Correio do Minho" de 02/04/2010

Finalmente estão lançadas as bases do concurso que devolverá vida ao Antigo Quartel da GNR, situado no Campo da Vinha.


Este edifício, no centro da nossa cidade, poderá agora conhecer novas funções, estando estrategicamente situado numa zona que pode fazer a diferença no que toca à fruição urbana.

As duas linhas estratégicas principais deste concurso são que a estrutura que lá venha a surgir seja auto-suficiente (o que até se entende, dada a vontade de se investirem rios de dinheiro em expropriações no Picoto e no Estádio Municipal de Braga, mas não haver mínima vontade de apostar na reabilitação pública do centro urbano) e que o equipamento seja de cariz artístico-cultural.

O nosso apelo é que os concorrentes a este concurso de ideias contemplem as várias áreas artístico-culturais, não privilegiando ou negligenciando algumas áreas em função de outras.

Apostar nas artes plásticas, como escultura e pintura, mas também na dança, na música, entre outras, podem ser o indicador de que ali não nascerão apenas indústrias criativas, mas sim um Centro Cultural de Braga (CCB), que a nossa cidade há tanto tempo reclama na surdina.

Esperemos que a cidade possa ganhar com este incentivo e que o projecto não fique na fase das intenções ou da discussão estética, perdendo o carácter funcional.

.

2 comentários:

Adriana disse...

Já não era sem tempo que vemos Braga a tornar-se uma "cidade criativa", no sentido de requalificar e fazer um aproveitamento sustentável desta estrutura existente!Aplaudo a iniciativa! No entanto, e face à referência de valores elevados a investir, aproveito para sublinhar a necessidade de se ter em linha de conta a opinião dos bracarenses sobre as decisões estratégicas de todos os grandes investimentos que se fazem!

Flavia disse...

Mais um projecto/intenção para nós acompanharmos bem de perto! Não vá o diabo tece-las e, de repente, aparecer naquele local, um condomínio privado de luxo!!!