21 de julho de 2010

Diário do Património - Dia 11

19 de Julho de 2010  
Começámos a semana animados. O fim-de-semana deu tempo para recuperar energias, mas faltava-nos já a animação e agitação de “O Nosso Património”.

Para iniciar bem a semana, foi-nos dado uma dinâmica de grupo, que sempre nos ajuda a conhecer melhor os parceiros e a estar mais à vontade com eles.

Após isso, deslocamo-nos até à Casa das Goladas, edifício do Séc.XVIII, que hoje se encontra em mau estado de conservação. A particularidade daquele edifício é ter o nome associado ao martírio de S.Victor, que segundo reza a lenda foi degolado ali perto. Ficámos a saber que esta casa foi reconstruída em 1871, pois há um projecto em papel que mostra os alçados e fachadas do edifício.

É pena que esta casa esteja em avançado estado de degradação e em eminente risco de colapso.

Todos os grupos fizeram a ficha de sítio e os levantamentos fotográficos desta pérola do Séc.XVIII que ainda evoca a memória do estilo construtivo emigrante, denominado de “estilo brasileiro”.

Em seguida, cada grupo teve por missão fazer levantamentos de um edifício histórico e de uma rua antiga. Assim, um grupo fez o registo da Casa das Estátuas (Largo Senhora-a-Branca) e Via Romana XVII, outro fez o levantamento da Casa estilo Manuelina (Rua de S.Victor) e a antiga rua Nova da Seara; o terceiro grupo encarregou-se de registar o Antigo Colégio Nuno Alvares Pereira e a rua da Régoa, e o quarto grupo registou o conjunto oficinal dos sombreireiros ( casas 1, 3, 5 e 7 da Rua de S.Domingos) e a antiga rua da Corredoura.

Foi muito divertido saber que a actual Rua de S.Victor já foi dividida em 2 ( Rua Nova da Seara e Rua da Régoa) e que ainda possuiu o nome de rua da Corredoura.

No fim dos levantamentos, regressamos à Junta de Freguesia de S.Victor onde nos despedimos já com vontade que chegue o dia de amanhã.

Ricardo

Sem comentários: