12 de julho de 2010

Diário do Património - Dia 2

Dia 06 de Julho de 2010


Hoje, segundo dia de "O Nosso Património", acolhemos mais algumas pessoas. Integrámo-las neste grande grupo de pessoas jovens e fizemos actividades de grupo para nos sentirmos mais à vontade uns com os outros e conhecermo-nos melhor.

Fizemos uma actividade engraçada, com o objectivo de trabalharmos em grupo (segundo os monitores "o trabalho de grupo é essencial", com o qual concordamos) e termos confiança. A actividade consistia em formarmos uma roda bem fechadinha e sentarmo-nos no colo do nosso colega de trás, sucessivamente. Tínhamos de estar bem firmes e levantar as mãos e a perna esquerda. Caímos algumas vezes, mas foi muito divertido!

Assistimos, também, a uma breve apresentação do trabalho "Cidades criativas", apresentado pelo Dr.Firmino Marques. O objectivo deste trabalho é dar-nos a perceber que temos de ser umas pessoas activas e com voz para evitarmos futuros erros e melhorarmos o nosso país e, aos poucos, até mesmo o mundo inteiro.


Tivemos conhecimento da enorme quantidade de património abandonado e destruído, e uma pequena parte do reaproveitamento deste. Vimos exemplos de património reaproveitado e frequentado pela sociedade e outros exemplares destruídos, substituídos por prédios luxuosos (inúteis, visto que a maior parte está desabitada) ou centros de trabalho. Em Braga, vimos o exemplo de indústrias que nós, jovens, não sabíamos que tinham existido.


Por fim, visitamos algum património de S. Victor e noutros casos, vimos pelo o que foi substituído este património.


Tudo nesta cidade é história e cabe-nos a nós preservá-la.


E a actividade "O Nosso Património", permite-nos fazer isso de uma forma única, divertida e dinâmica.
"Xana"

Sem comentários: