12 de julho de 2010

Diário do Património - Dia 3

07 de Julho de 2010
Diário de actividade 3º Dia:
Chegado o terceiro dia das actividades do Património, os monitores pediram-nos , como início das actividades para o dia, que numa folha individual, com cores bastante queridas que cada um tinha, que fizéssemos uma espécie de slogan onde nos caracterizássemos para que os outros elementos nos quisessem escolher como amigos para ser utilizado numa outra sessão, dando-nos, assim, a oportunidade de nos conhecermos melhor uns aos outros.
Depois de feita essa primeira, e bastante engraçada, actividade, fomos divididos por grupos, fila indiana e saímos do belo fresquinho que se fazia sentir na sala para os belíssimos muitos e muitos graus que já se faziam sentir logo pela manhã em direcção ao Museu D. Diogo de Sousa!
Ao fim da dolorosa e quente caminhada, à entrada foram-nos dadas 3 palavras (a cada grupo) para que durante a visita guiada ao museu pudéssemos tirar apontamentos sobre o significado das palavras dadas.
Durante a visita guiada pela, também jovem cooperante, Carina tivemos a oportunidade de “viajar” pelo tempo, desde o tempo da idade da pedra (paleolítico) até à época de Bracara Augusta, tendo o privilégio de termos acesso ao laboratório onde pudemos ver o processo de reconstrução e restauração de peças, desde o momento que são trazidas das escavações, a sua lavagem, decifração dos objectos, reconstrução e por fim, restauração das peças.
Nada melhor que uma viagem pelo tempo para aprendermos mais sobre uma herança como este património.

"Lisa"

Sem comentários: