30 de janeiro de 2013

Braga e a Igualdade de Oportunidades

"Correio do Minho" 27/01/2013


"Diário do Minho" 29/01/2013

As desigualdades físicas, sociais e de outras índoles levam, muitas vezes, os cidadãos fecharem os olhos a determinadas situações, preferindo esconder os problemas a ter de lhes dar uma resposta.
 
Em Braga surgem dois belíssimos exemplos de gente dinâmica, altruísta e abnegada do interesse próprio, que se colocam ao serviço dos mais necessitados e/ou carenciados.
 
No Sábado, dia 26, Braga inaugurou o Centro de Recursos da Cerci - Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades - estrutura que visa dar uma pequena resposta no que toca à ocupação, acompanhamento e inclusão de pessoas com deficiências. Esta estrutura visa contribuir para a congregação e articulação de esforços no sentido de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e multideficiência, além de procurar dar um apoio aos familiares.
 
E, porque, os Bairros Sociais são vistos como redutos circunscritos, será inaugurada, amanhã dia 31, a sede da Associação de Moradores do Bairro das Social das Enguardas.
 
Esta associação, presidida por Júlio Teixeira e com António Araújo como Presidente da Assembleia Geral, pretende dignificar as condições de vida dos moradores do bairro, permitindo uma maior abertura deste bairro à cidade, criando novas actividades, dignificando o espaço público e incrementando a segurança dos habitantes. Além do mais, esta associação promoverá cursos que permitirão ocupar, de forma sadia, os moradores, aumentando as suas competências.
 
Estes dois exemplos, distintos na área de actuação, mas unidos pela forma altruísta de trabalhar pela cidade e para os cidadãos, minimizando as diferenças de oportunidades, merece um imenso reconhecimento público, deixando aqui a certeza de que a JovemCoop encontra-se disponível para emparceirar com ambas as instituições.
 



Sem comentários: