21 de janeiro de 2013

A Casa das Convertidas e a cidadania

"Correio do Minho" 21/01/2013
"Diário do Minho" 21/01/2013

Ontem, dia 20, pela iniciativa do jovem bracarense Leonardo Rodrigues, um grupo de cidadãos teve a oportunidade de visitar o recolhimento de Santa Maria Madalena, mais conhecido como a Casa das Convertidas.

A visita foi constituída por dois grupos, que foram guiados por Rui Ferreira e Ricardo Silva.

Durante esta visita, além das contextualizações históricas, foi possível observar o abandono do local, a degradação e o avançado estado de ruína de algumas divisões da Casa.

Leonardo Rodrigues, por vontade própria e assumindo uma missão de cidadania, solicitou a visita, insistiu e persistiu até que os serviços do Ministério da Administração Interna autorizassem a visita, partilhando com os visitantes um pouco da história do local.

Queremos, pois, louvar esta atitude proactiva, garantia de que com mais cidadãos empenhados, o nosso património e a nossa identidade não desaparecerão. Esta missão de cidadania, encabeçada pelo Leonardo, merece um forte aplauso, provando que quando os cidadãos querem, as instituições abrem-se (mesmo, por vezes, a contra-gosto)! Obrigado Leonardo, por esta visita e pela atitude em prol de Braga, pois, infelizmente, como menciona hoje a última página do "Diário do Minho", na secção de "Braga por um canudo", a Casa das Convertidas, mesmo após o debate e ideia consensual que devem ser tomadas medidas de minimização de estragos, continua a ser alvo de abandono e desleixo, pondo em perigo a vida dos transeuntes. Uma chamada de atenção que merece urgente resposta.



1 comentário:

Meireles disse...

Petição? Onde assino? Se isso já existir ou for para a frente avisem para mobilizarmos os Bracarenses! http://forum.bracarae.com/viewtopic.php?f=5&t=2227&p=57189#p57189