30 de janeiro de 2013

(Falta de) estratégia para a cidade

"Diário do Minho" 26/01/2013

Pode não haver divergências, mas parece haver falta de pensamento estratégico sobre o modelo de gestão e funcionamento do GNRation.

Aquando da cerimónia de entrega dos certificados às associações e entidades participantes na BragaCEJ2012, foi publicamente admitido que esta estrutura estaria em funcionamento em finais de Fevereiro/inícios de Março. Ora, a um mês de isso acontecer, não haver ainda certezas de como funcionará demonstra a forma pouco pensada de como se investiu no edifício. Parece algo do género "vamos fazer e logo se vê o resultado". Mas numa altura de ponderação financeira e de dar maior projecção às políticas municipais de juventude, fica-se com a sensação de que o GNRation, mais do que ser financeiramente sustentável, terá de ser financeiramente rentável, a partir da óptica da privatização.

Acrescendo ao facto de o município aumentar as tarifas da água e privatizar os lugares de estacionamento do centro, onde também se aumenta as taxas destes, faz parecer que a única estratégia é de sufocar os cidadãos, sobrecarregando-os de encargos. Sem grande futurologia, parece claro que o comércio do centro será, cada vez mais, estrangulado e afectado por medidas lesivas e pouco simpáticas para os cidadãos.


Sem comentários: