17 de julho de 2012

Diário do Património2012_11º dia


Visita à Casa das Velas, na Rua de S.Domingos

16 de Julho 2012

Profissões em Vias de Extinção e Casa das Velas


Hoje dia 16 começámos o dia com uma atividade engraçada que nos faz conhecer melhor as pessoas e colegas à nossa volta. Esta atividade consistia em mandar um elemento do nosso grupo sair da sala, enquanto ele esperava lá fora os monitores escondiam os participantes. Posto isto a pessoa que estava lá fora, ao entrar, teria de tentar adivinhar quem estava escondido mas o problema foi que os monitores, para não facilitar a vida à pessoa que ia lá para fora em cada ronda, trocavam os lugares de toda a gente para o caso do individuo que estava lá fora fixasse os lugares.

Ao fim desta atividade fomos submetidos a uma apresentação pelo senhor Thomas Haimerl que nos veio mostrar 3 filmes da sua autoria que falavam das profissões quase extintas que eram o torneiro, o entalhador que tratava das talhas presentes em igrejas (S. Vicente entre outras) e, por último, o encadernador que encadernava os livros.

Quando as apresentações do senhor Thomas acabaram, nós agradecemos a presença dele e partimos em direção ao Seminário e à Fabrica Casa das Velas. Ao chegar lá, foram-nos atribuídas tarefas para intensificar a nossa aprendizagem sobre as mesmas.

Na Fábrica Casa das Velas avistámos vários métodos de criação de figuras (em cera) e de velas, um desses métodos era a secagem do rastilho das velas envolvidos em cera a ferver. Também descobri que esta fábrica já esta em funcionamento desde 1945. Uma atividade que os participantes adoraram foi fazer moldes das mãos em cera.

Concluída esta visita partimos para a Junta com um sorriso na cara como todos os dias.

Artur Borges


Sem comentários: