10 de julho de 2012

Diário do Património2012_7º dia

Chegada do Grupo à Quinta de Santa Tecla

10 de Julho 2012
Casa/Quinta de Santa Tecla


Hoje, 10 de Julho, fomos até à Quinta de Santa Tecla. Quando chegámos fizemos duas atividades bastante interessantes. A primeira consistia em criar dois grupos e organizar duas filas tendo como objetivo correr até chegar a uma corda que estava no chão, pegávamos nela e passávamos a corda pelo nosso corpo e voltávamos a correr, novamente, até chegar ao nosso colega.  O grupo que acabasse primeiro ganhava.
A segunda atividade consistia em formar uma roda e depois sentarmo-nos no colo do colega que estava atrás de nós, ou seja, depositar a máxima confiança no nosso colega sempre com algumas complicações.
Depois das atividades fomos conhecer a Quinta de Santa Tecla que é muito grande e está muito bem conservada. Foi feita no ano de 1901, é essencialmente de pedra mas o portão é em ferro estando um bocado degradado devido aos agentes de erosão. A cor predominante do portão é o verde e conseguimos observar alguns elementos naturalistas e espirais. Explicaram-nos um pouco da história daquela quinta e procedemos ao preenchimento dos inventários com todo o rigor e com a máxima informação que conseguimos recolher.
Enquanto uns elementos dos grupos tratavam da realização da ficha da Quinta, outros foram para as árvores apontando os seus diâmetros, a distância entre duas árvores e fazer um desenho da disposição do espaço, pois este espaço está classificado como reserva ecológica, equivalente a um Monumento Nacional.
A seguir, fomos fazer o inventário da Capela da Quinta que tem dois púlpitos, a representação da imagem de Santa Tecla, uma cruz e mais coisas. Em seguida, alguns grupos foram fazer o inventário da capela por dentro e outros foram para o exterior fazer o levantamento da informação sobre o jardim, que é muito bonito.
No final de tudo regressámos à Junta e demos por concluído mais um dia do nosso património.
Sofia Praça


Sem comentários: