9 de julho de 2012

Diário do Património2012_6º dia

Registo da Casa Manuelina na Rua de S.Victor




09 de Julho 2012
Ruas/Vias e Edifícios Antigos e a Fábrica Confiança


Hoje o dia começou com uma saída ao Largo da Senhora-a-Branca para ver um objeto parecido com um caixote do lixo ou um simples tubo deixado lá pelas obras…Mas afinal era a réplica de um marco miliário que servia para marcar a rota da Via XVII que seguia até Aquae Flaviae (Chaves) e daí para Asturica Augusta (Astorga, Espanha).

Depois passámos para trás da Igreja da Senhora-a-Branca para ver as chamadas “Alminhas”, que ajudavam uma pessoa quando morria ou para a protecção contra as artes do oculto (bruxas  e das almas penadas). Essas serviam para os ajudar a encontrar a luz para irem para o céu. Os grupos foram separados e no meu caso fomos a um antigo colégio só para rapazes chamado colégio Pedro Alvares Cabral em que estivemos a fazer o inventário de sítio e a tirar algumas fotos. Finalizado o trabalho juntámo-nos aos outros grupos e seguimos para uma casa com elementos do manuelino como as naus, o adamastor, uma esfera armilar …

Para acabar esta excelente manhã fomos à Fábrica Confiança que o Sr. Presidente da Junta de S.Victor nos falou de como ele com 14 ou 15 anos foi a Lisboa pelo S.C.Braga e, chegando lá, viu nas chaminés gigantes a sair muito fumo. Ao instalar-se no seu hotel reparou nos sabonetes e viu, para seu espanto e depois orgulho, os sabonetes da Saboaria e Perfumaria Confiança, que ganhou a medalha de ouro da Cidade de Braga e é uma das melhores (se não a melhor fábrica de sabão e perfumes de todos os tempos) tendo passado agora para o Porto, numa parceria com a sua maior rival.

Foi uma óptima manhã com a melhor companhia dos meus monitores e colegas da JovemCoop.

Mauro



 

Sem comentários: