6 de julho de 2012

Diário do Património2012_4º dia

"O Nosso Património" no Parque da Ponte


05 de Julho de 2012
Parque da Ponte

Como habitual começámos o nosso dia com as “tradicionais” dinâmicas. As dinâmicas de hoje consistiam em seguir as ordens que os monitores davam e, quem fosse lento a executar essas ordens, saía do jogo. Quando terminadas as dinâmicas dividimo-nos em grupo para receber o material de trabalho e seguimos caminho sem saber ao certo o destino. É sempre muito divertido porque grande parte dos participantes tenta adivinhar o local que vamos visitar.

Hoje fomos conhecer o parque da ponte e um pouco da sua história. Ficamos a saber que o parque que hoje toda a gente conhece inicialmente era uma quinta e mais tarde com as “modas” foi criado um jardim. Tivemos oportunidade de ver a capela dedicada ao S. João do ano de 1616, de ver a casa de um arcebispo, ver alguns santos que faziam parte da fachada da igreja do Convento dos Remédios, uma fonte antiga e visitamos o estádio 1º de Maio.

Depois de contextualizado todos os elementos os grupos começaram a trabalhar. Os primeiros monumentos a serem inventariados foram os santos da antiga fachada como por exemplo S. Francisco, a Rainha Santa Isabel de Portugal, a Rainha Santa Isabel de Hungria e alguns elementos históricos religiosos. Estes foram fotografados, medidos, descritos, desenhados ao pormenor e com todo o rigor. Em seguida, uns grupos procederam ao inventário da fonte e outros grupos ao estádio 1º de Maio.

 Regressámos à Junta de S.Victor e demos por terminado mais um dia do nosso património.

Eu gostei muito do dia de hoje porque só com a visita de hoje é que percebi que o parque da ponte pode ser considerado “um museu a céu aberto” desde que seja preservado e bem apreciado.

Tânia Freitas 


Sem comentários: