17 de julho de 2012

Diário do Património2012_12º dia

"O Nosso Património - módulo do Património Desaparecido ou em Vias de Extinção"

17 de Julho 2012Hoje, começámos o dia com a habitual dinâmica que foi igual à de ontem (mandar um dos participantes sair da sala, enquanto ele esperava lá fora os monitores escondiam alguns dos participantes depois a pessoa que estava lá fora, ao entrar, teria que tentar adivinhar quem estava escondido).

Património desaparecido e Cidades Criativas
Depois, a monitora Né mostrou-nos um powerpoint onde nos relembrava o nosso objetivo como participantes, que consiste em impedir que volte a acontecer noutros lugar da nossa cidade o sucedido no Castelo de Guadalupe que atualmente não passa de um mero condomínio de apartamentos. Também um dos nossos objetivos é preservar o nosso património como: o Salão Egípcio, a Barbearia Matos, a Fábrica Confiança que são alguns exemplos de património que podem seguir o mesmo “caminho” do Castelo de Guadalupe…

De seguida, o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de S.Vitor mostrou-nos um powerpoint com o objetivo de nos fazer refletir sobre o que podemos fazer para melhorar o nosso Futuro e o Futuro de Braga. O Sr. Presidente também destacou que já houve um concurso de ideias para encontrar boas soluções que ajudem o desenvolvimento de Braga e nós, os jovens, somos o Futuro e por isso devemos lutar por ele!

Quando saímos da Junta de Freguesia de S.Vitor dirigimo-nos para a Avenida Central onde fizemos várias dinâmicas, mas diferentes das do primeiro dia do património pois agora cada grupo começava com 80 pontos cada. Depois chamaram um elemento de cada grupo para ir arrebentar um dos balões, alguns dos balões tinham três papéis com perguntas sobre o nosso património, outros balões tinham dinâmicas de grupo, como:

- Amarrar nas pernas de um dos nossos elementos do grupo;

- Tentar colocar todos os elementos de um grupo num quadrado de pequenas dimensões e muito mais…

Assim terminou mais uma manhã espetacular de “O Nosso Património”!

Um abraço da
Joana Oliveira


Sem comentários: