20 de julho de 2012

Diário do Património2012_14º dia

"O Nosso Património no Monte Picoto

19 de Julho 2012

Capela Santo Adrião e Monte Picoto
Hoje, dia 19 de Julho de 2012 visitámos o Monte do Picoto.

Ao contrário do normal, hoje não começámos o dia a realizar uma dinâmica, uma vez que tínhamos uma longa caminhada pela frente e não podíamos perder muito tempo.

Mal chegámos à Junta fizemos a chamada e foram-nos entregues os materiais e logo de seguida dirigimo-nos para o Picoto.

A primeira paragem foi para vermos a Santa Maria de Braga que se encontra ao fundo da Avenida 31 de Janeiro. De seguida fomos visitar a Capela de Santo Adrião, onde o monitor Rui Ferreira nos explicou algumas coisas sobre a sua história, entre elas como era usada para as crenças das pessoas que estavam prestes a morrer, vítimas de doenças contagiosas e que se apoiavam na sua oração.

Depois destas “paragens turísticas“ continuámos o nosso caminho até ao Picoto.

A caminhada foi longa e difícil, mas passado algum esforço, chegámos finalmente ao cimo do Monte, onde parámos para descansar e lanchar. No entanto, este não durou muito, pois logo de seguida tivemos que fazer o inventário do local. Posteriormente, fizemos uma atividade diferente, em que a monitora Ni nos incentivou a desenhar a cidade de Braga de várias maneiras diferentes, dando-nos assim uma pequena aula de desenho! Foi bonito perceber como a cidade cresceu e como se foi desenvolvendo. Dali de cima, tivemos oportunidade de tirar várias fotografias a vários pontos da cidade e identificar vários monumentos e locais emblemáticos da cidade.

Disseram-nos que há um projecto para alterar o Picoto. Se por um lado aquilo está muito sujo e precisa de ser limpo, por outro lado não se devia perder aquele local verde que é o melhor miradouro para a nossa cidade.

Por fim tivemos que descer o Monte e fazer o caminho de regresso para a Junta, acabando assim mais um dia de “O Nosso Património”.

Maria Betânia Afonso

Sem comentários: