6 de julho de 2013

Diário do Património - Dia 2


Hoje foi o 2º dia e como é normal todos nos encontrámos na Junta de Freguesia de S.Victor .

Como já é costume nesta actividade fomos ao Museu D. Diogo de Sousa onde a jovem cooperante Carina nos acolheu com a maior das bondades.

Já dentro do museu todos assistimos a um pequeno vídeo que nos dizia onde havia vestígios da época romana, que os próprios vestígios se danificavam por causa da acidez da terra e como os arqueólogos os tratavam.

Acabado o vídeo, vimos um grande friso cronológico, depois do friso começou a exposição e respectiva apresentação, onde se falou da idade da pedra e onde vimos armas criadas pelos romanos, também se falou na idade do bronze, e das respectivas armas e jóias criadas .

Logo de seguida, fomos ver uma vitrina onde tinha material de importação e onde vimos duas pequenas taças mas muito valiosas, mesmo ao lado vimos objectos de cerâmica que os romanos usavam para todo o tipo de tarefas como carregar vinho e azeite ou para simplesmente guardar cremes.

Mesmo à frente havia pedaços de mosaicos onde a jovem cooperante Carina nos  explicou o quão difícil era completar um mosaico e onde por acaso se encontrou uma nova peça recentemente colocada. Descendo as escadas fomos ter a outro nível do museu, onde vimos a pata dourada de cavalo que já tínhamos visto no vídeo , mesmo ao lado estavam duas maquetas, onde uma delas representava um “spa” onde os romanos faziam exercício e logo depois os próprios iriam para o frigidário, tepidário e caldário que seriam os lugares onde tomavam banho e se quisessem poderiam ficar por lá para serem massajados .

Na maquete seguinte era representada uma casa com jardim interior e as suas grandes magnitudes e todas as lojas e quartos que a rodeavam, pouco depois vimos os grandiosos “marcos miliários” que eram usados para medir as milhas e onde tinha o nome do imperador da época e que seria também uma homenagem ao próprio. Logo de seguida vimos onde eram postos os romanos e seus valores pessoais depois da morte.

Para terminar em grande vimos os alicerces de uma fantástica “domus” romana, onde vimos mosaicos no chão e sua canalização, depois de uma pequena palestra dada pela Carina acabou a nossa bela visita ao Museu D. Diogo de Sousa e regressamos então para a Junta, e assim acabou mais uma manhã da actividade “O Nosso Património”..

Benny Belo 
Até Amanhã

Sem comentários: