19 de julho de 2013

Diário do Património - Dia13


 Hoje passámos o dia nas Sete Fontes, na actividade "O Nosso Património" da JovemCoop com a excelente participação do sr. Joaquim e da monitora Xaninha, que nos explicaram tudo ao pormenor.

Este dia foi especial porque recebemos, no nosso grupo, a visita de vários meninos e meninas da Fundação Bonfim que ficaram a conhecer as Sete Fontes juntamente connosco.

As Sete Fontes foram edificadas em estilo barroco, estendendo-se por 3.500 metros, sendo compostas por 14 galerias subterrâneas e 6 depósitos de junção (Mães d’Água). As Sete Fontes possuem minas subterrâneas que têm, no fundo, caleiros rasgados na pedra, que direccionam a água através de galerias até aos depósitos. Estas águas abasteciam as fontes e fontanários da cidade, bem como, quintas, conventos e casa senhoriais.

As minas de água são construídas em pedra e algumas delas encimadas pelos brasões de armas do Arcebispo D. José de Bragança. A última Mãe D’Água em abóbada a ser construída foi em 1752. Mais cedo foram construídas as minas gémeas do Dr. Alvim no ano de 1744. Até há pouco tempo, uma delas tinha um brasão que acabou por ser destruído numa possível tentativa de roubo.
Para além das minas principais (depósitos de junção), ainda se pode ver outras minas secundárias, com destaque para a Mina dos Órfãos (1804) que abastecia o Colégio dos órfãos de S. Caetano. 

Concluo que foi mais uma boa manhã passada na companhia dos meus colegas e da JovemCoop.


Frank Mauro


Sem comentários: