29 de julho de 2013

Diário do Património - Dia19

Actividade "Reflexões sobre a Cidade" orientada pelos Arquitectos Maria Tavares e Manuel Rocha

No passado dia 29/07, antes do início de "O Nosso Acampamento", a JovemCoop realizou uma sessão intitulada “reflexões sobre a cidade”, na qual surgiu um exercício em que punha os jovens participantes no Campo de Trabalho “O Nosso Património” a pensarem na requalificação de um determinado espaço.

Este workshop decorreu no GNRation, edifício com história na cidade de Braga e que recentemente foi bem requalificado, sendo um espaço aprazível e bastante dinâmico.

O dia começou com uma visita ao GNRation, guiada pela directora artística Ângela Ferreira. Posteriormente, os participantes de "O Nosso Património" foram acolhidos pelo Vereador da Juventude, Arq.to Hugo Pires, que incentivou os jovens a serem voz activa na cidade.

Esta sessão, orientada pelos Arquitectos Maria Tavares e Manuel Rocha, visou pôr os jovens participantes a pensar o conceito de cidade, como deve evoluir e quais as suas necessidades.


A nossa surpresa (ou talvez sem grande surpresa), os jovens, sem qualquer princípio de arquitectura profissional, redesenharam um espaço da nossa cidade, incluindo-lhe um novo ordenamento e muito verde, justificando que a nossa cidade necessita de mais espaços de descompressão. 

Esta abordagem, pelos olhos dos jovens participantes, mostra-nos como os agentes com responsabilidade sobre a Pólis devem exercer o seu cargo…com proximidade aos cidadãos e em constante auscultação das vontades da cidade. Torna-se necessário fazer este exercício  - técnicos e cidadãos debruçados sobre as mesas de trabalho, fazendo emergir ideias para a cidade mais florescentes e menos monótonas, tendo a capacidade de sair do papel e transformando o ambiente urbano.

Sem comentários: