16 de julho de 2013

Diário do Património - Dia10

Exercícios na Palaestra das Termas Romanas

Hoje, dia 16 de Julho, como é habitual às 9h30min encontrámo-nos todos na Junta de Freguesia de S.Victor para começar o dia em grande com “O Nosso Património”.

A primeira fase da manhã foi conhecer a Igreja da Senhora-a-Branca e preencher as fichas de sítio da mesma. A actual Igreja é do século XVlll, e antigamente era denominada por Igreja da Nossa Senhora das Neves.

Em seguida, fomos visitar as “Termas Romanas do Alto da Cividade” que se localizam em Maximinos. Estas termas serviam para o povo romano (mais propriamente para homens e mulheres do que para crianças) tomarem o seu banho de acordo com as regras prescritas pela medicina da época. Este mesmo povo romano, antes de ir para as termas, praticava alguns exercícios físicos e banhava-se com óleos.

 Depois do “aquecimento” e de passar os óleos no corpo, passavam para uma sala onde a temperatura era razoavelmente alta, para que as pessoas pudessem transpirar abundantemente. Depois passavam para o caldário, uma sala ainda quente, onde os romanos podiam lavar-se para retirar os excessos de óleos ainda no seu corpo. Mais tarde passavam no tepidário por breves minutos e logo a seguir mergulhavam na piscina, que naquela altura lhe davam o nome de frigidário, cuja água gelada lhes “renovava” o corpo.

Depois deste tratamento os romanos saíam das termas como “novos em folha”!

A senhora que nos fez a visita guiada a este local, no fim da visita, convidou-nos a fazer também aquela “espécie” de exercícios que os romanos faziam antes de ir para as termas.

Eu próprio confesso que achei estes exercícios muito estranhos, até porque nós ao mesmo tempo que fazíamos os alongamentos, dizíamos coisas tipo como:

“Olá sol, como estás?!”

“Adeus sol, prometo para o ano cá vir!”

Para terminar, digo que gostei muito deste dia e soube mais coisas sobre a Igreja da Senhora-a-Branca e das Termas do Alto da Cividade!.... E vocês?

Até amanhã! :)

João Antunes!

Sem comentários: