24 de julho de 2013

Diário do Património - Dia16

"O Nosso Património" visitou o Museu Nacional da Chapelaria

Hoje a JovemCoop, juntamente com algumas pessoas da Junta de Freguesia de S. Victor, foi visitar os amiguinhos de São João da Madeira.

A viagem foi longa… mas muito animada!

Primeira paragem: Museu da Chapelaria. Fomos recebidos pela diretora do Museu que nos apresentou a guia que nos acompanhou e informou sobre o processo de criação de feltros para os chapéus, de tinturação e acabamento dos chapéus. Nesta última fase, tivemos a companhia da D. Deolinda – antiga trabalhadora da fábrica – que nos contou algumas histórias curiosas da sua vida de trabalho. Pela sua originalidade, nunca me esquecerei do ‘’truque’’ utilizado para enganar os fiscais: accionavam uma luzinha quando os fiscais estavam a chegar para que os ‘’trabalhadores ilegais’’ se escondessem na casa de banho.

Segunda paragem: Assinatura do Tratado de Cooperação e Amizade entre as freguesias de S. Victor e de São João da Madeira. Depois de ouvirmos os discursos do presidente desta última junta de freguesia, do Presidente da Câmara e do Doutor Firmino, houve uma troca de ‘’prendinhas’’ entre todos.

A JovemCoop assistiu à assinatura do Tratado de Cooperação e Amizade, entre a JFS.Victor e a JFS.João da Madeira

Terceira paragem: O desejado ALMOÇO!!!!! Depois de tanta agitação estávamos ESFOMEADOS!!! Mas valeu a pena a espera: o almoço estava delicioso! Já não posso dizer o mesmo da sobremesa... tinha chocolate… que eu tanto adoro…:ccccc

Quarta paragem: Fepsa. À nossa espera, encontrava-se a guia Natália que nos apresentou o sr. António, que nos explicou o funcionamento das máquinas e nos mostrou o trabalho delas. A parte menos agradável foi o excesso de calor e o cheiro horrível… No final, mostrou-nos alguns chapéus já acabados e prontos a ser vendidos. O que eu gostei mais foi o da polícia inglesa porque era muito duro e muito bonito.

Quinta paragem: Viarco. À chegada, conhecemos o sr. Zé que nos disse que, quando fossemos adultos, teríamos de nos esforçar muito para viver num mundo melhor. Depois, a Natália guiou-nos na visita à fábrica, explicando as três fases por que tinham de passar os lápis para estarem prontos a ser utilizados. Na primeira fase, fazem-se as minas e isso dura sete semanas; na segunda fase, as minas são metidas entre duas placas de madeira (sanduíches) e, por fim, na terceira fase, decoram-se os lápis. No total, este processo demora cerca de três meses. No final da visita, fomos comprar umas lembrancinhas.

Sexta e última paragem: Junta de Freguesia de S. Victor. Depois de um dia longo e agitado, regressámos à nossa querida freguesia, prontinhos para ir para casa jantar e descansar desta jornada enriquecedora e maravilhosa.

Beijinhos da 

Ana Filipa :)

Sem comentários: