11 de julho de 2013

Diário do Património - Dia7

JovemCoop na Fonte dos Galos

JovemCoop no Parque da Ponte

No dia 11 , às 9:30, começámos  o nosso 7ª dia da actividade "O Nosso Património".

Chegámos todos à Junta e, como tinham chegado três novos jovens cooperantes para a actividade, os grupos repetiram, novamente, os seus gritos de guerra para os recém elementos se integrarem nos seus devidos grupos. Enquanto isso, esperamos por um monitor, o Rui Ferreira que foi quem nos guiou na actividade de hoje.

Saímos da Junta de S. Victor e fomos até à freguesia de S. Lázaro fazer uma visita guiada aos GALOS e ao PARQUE DA PONTE. Primeiro fomos aos Galos, onde falámos um pouco sobre a Fonte dos Galos e sobre aquela zona. Os Galos são uma zona ribeirinha, de cariz eminentemente rural, constituída por ruelas estreitas e casas de pedra, muitas delas construídas sobre o caudal do rio Este. Não se conhece a sua origem mas, provavelmente, esta relacionada com a existência de moinhos nesta zona, com registos já desde o século XIII.
Fizemos umas fichas sobre a capela e algumas residências lá situadas. 

Seguimos para o Parque da Ponte onde o Rui nos explicou um pouco da história do Parque da Ponte! 
0 que se conhece acerca dos primórdios do local onde se localiza o parque é que vem referido no mapa de Braga que remonta ao ano de 1594. No século XVI, o Arcebispo D. Diogo de sousa mandou edificar uma capela em honra de S. João Baptista, depois reconstruída em 1616. Todavia a capela não é a edificação mais antiga no parque. O cruzeiro de D. Frei Bartolomeu dos Mártires, erigido no século XVI, é uma obra em memória de um hospital para infectados pela peste e mandado construir por este prelado quando
Braga se viu afectada por esta epidemia em 1569.

A ponte, essa já deveria existir naquele local desde a Idade Média, uma vez que a estrada para Guimarães passava por ali. Esta ponte veio a dar o nome ao parque.

De seguida cada grupo fez outra ficha onde um grupo fez sobre um cruzeiro, outro sobre a capela de S. João da Ponte entre outros pontos importantes naquele local.

Ao fim das visitas guiadas pelo Rui Ferreira fomos visitar muito rapidamente uma fonte, perto da antiga casa dos arcebispos.

Até Amanhã !

Miguelinho !

Sem comentários: