9 de dezembro de 2014

Natal Solidário

in Correio do Minho - 09/12/2014

Na quadra festiva que estamos a atravessar, manda-nos o coração que falemos de Solidariedade. Apesar de existirem durante todo o ano, é no Natal que as missões solidárias ganham eco e invadem a vida de muitas pessoas. Por exemplo, já todos ouvimos falar da “Leopoldina” com a Missão Sorriso, que faz com que todos sejam solidários, até mesmo os mais pequenos. As campanhas do Banco Alimentar também são já uma constante nesta quadra, tal como “Um gesto pela paz”, que se traduz pela já famosa velinha da Cáritas. Todas essas missões são importantes e fazem do Natal uma grande
“missão” solidária, em que todos nos unimos para ajudar.

No entanto, se na última crónica lhe falamos sobre o voluntariado, hoje queremos falar-lhe de algumas missões sociais que ocorrem localmente, em particular as missões que o Grupo Coral de Guadalupe e a Comissão Social da Freguesia de S. Victor levam a bom porto, há já vários anos, e que são por nós vividas de uma forma mais intensa. Referimo-nos à missão “Põe Azeite” e ao “Tricotar o Natal”.

A missão “Põe Azeite” já vai na sua sexta edição, e consiste em reunir garrafas de azeite que serão utilizadas para completar os cabazes que a Comissão Social da Freguesia distribui pelas famílias mais carenciadas da freguesia. Desta forma todos podem ajudar, para que famílias mais frágeis economicamente tenham um Natal mais feliz, esquecendo por momentos os problemas com que se deparam no quotidiano. Assim, convidamo-lo a deixar o seu contributo na Capela de Guadalupe, onde a eucaristia se realiza todos os domingos às 11h30, e deixar a sua garrafa de azeite - um bem alimentar que não é frequentar doar nas recolhas alimentares - para ajudar a completar a ceia dos mais necessitados. Esta missão “Põe Azeite” é um complemento à recolha alimentar que a Comissão Social da Freguesia  efetua antes do Natal, para recolher alimentos que compõe os cabazes. Mas mais do que isso, esta missão relembra-nos que todos temos um papel e, tal como o azeite era utilizado para iluminar as antigas candeias, o nosso gesto pode ser uma forma de iluminarmos o Natal (o dos outros, mas também o nosso a partir do gesto de dar).

“Tricotar o Natal” é um evento que também se realiza na Capela de Guadalupe, no dia 23 de Dezembro, pelas 21h30. Esta é uma forma muito genuína e particular de celebrar o Natal, pois os elementos do Grupo Coral tricotam cachecóis, com os quais fazem uma atuação repleta de músicas natalícias. No final, os cachecóis são como que leiloados e a receita angariada é também ela toda entregue à Comissão Social da Freguesia de S. Victor, que o utilizará para ajudar as pessoas referenciadas como mais necessitadas. Essa ajuda é realizada de várias formas, desde efetuando uma bolsa de medicamentos para as pessoas com mais necessidades de saúde e com menos acesso às contas das farmácias. Também aqui, em parceria com outras instituições, contribuir-se-á, com essa receita, para minimizar o sufoco em que vivem muitos agregados familiares, que procuram respostas sociais e que as instituições têm dificuldade em as dar, em tempo útil.

Esta é uma noite muito especial em que o Natalé realmente vivido no seu verdadeiro sentido, junto das famílias que se reúnem na Capela, onde se sente o amor, e a solidariedade não é apenas uma palavra. É uma missão, é um sentimento, é uma responsabilidade e um espírito altruísta como já não se encontra em muitos locais. Assim, tomamos a iniciativa de, em nome do Grupo Coral de Guadalupe, convida-lo a passar uma noite mágica, no dia 23, em pleno ambiente familiar, lembrando a verdadeira mensagem do Natal – a vinda ao mundo de uma criança, como forma de renovar a esperança e a consolidação dos laços familiares Afinal, o Natal é a festa da Família.

Assim, esperando vê-lo nesse ambiente familiar desejo-lhe, em nome da associação Jovem Cooperante Natureza/Cultura, um Santo e Feliz Natal e um Ano Novo pleno de atividades e de participação cívica.

Sem comentários: