12 de janeiro de 2015


Cerca de 400 pessoas visitaram, no passado dia 11 de Janeiro, o complexo Eco Monumental das Sete Fontes, com intuito de ‘inaugurar’ as obras de conservação e restauro que decorreram nas últimas semanas, e que aproximaram o conjunto monumental da sua cor original.

Pela primeira vez, muitos dos presente tiveram a oportunidade de conhecer de perto as maravilhas deste património Bracarense, bem como a necessidade de preservar este recurso para o futuro.
Com o ponto de encontro marcado para o largo da Senhora-a-Branca, esta iniciativa contou com uma forte participação da população, tendo sido promovida pelo Município de Braga em parceria com a Junta de Freguesia de S. Victor, com a colaboração de associações ligadas à defesa do património, nomeadamente a ASPA, Peticionários pela Salvaguarda das Sete Fontes, JovemCoop e Braga Mais.
Esta foi mais uma forma de sensibilizar a população em prol das Sete Fontes e, para Miguel Bandeira, vereador do Património do Município de Braga, esta intervenção representa “um momento histórico para Braga e para as Sete Fontes”, garantindo que “os terrenos que circundam as Sete Fontes jamais serão urbanizados".
O vereador mostrou-se ainda a esperançado na concretização do parque Eco Monumental, para que "num futuro próximo, as Sete Fontes possam ser um parque para usufruto de todos os Bracarenses".
Por seu turno o presidente da Junta de Freguesia de S. Victor, Ricardo Silva, lembrou que foram "os cidadãos que salvaram as Sete Fontes e que os interesses de alguns não vingaram sobre o interesse público", acreditando que estas obras de conservação e restauro das fontes “são o primeiro passo para um parque verde que todos os Bracarenses ambicionam".
Já a Coordenadora Geral da JovemCoop afirma que é o realizar de um sonho. "Durante anos, efetuámos estas visitas, sempre sonhando com o dia em que viríamos aqui, com as Mães de Água recuperadas e pintadas de branco. Os estudos permitiram uma surpresa no que toca à coloração, o que deu outro factor de relevo a esta visita e ao monumento".

Sem comentários: