16 de agosto de 2015

Parabéns JovemCoop...pelos 36 que aí vêm!



Hoje é daqueles dias que me enchem de orgulho, como que se celebrasse o meu dia de aniversário, revendo as opções tomadas durante um ano.

Hoje, a JovemCoop completa 36 anos...anos de crescimento, maturação, transformação, crise, adaptação, rejuvenescimento...ou seja, anos de muitas fases, algumas com sabor a aprendizagem, outras com sabor a vitória.

É certo que a JovemCoop, nos primeiros anos, tornou-se pioneira em realizar intercâmbios, levando o nome de Portugal para fora e acarinhando as delegações de países distantes que se deslocavam a Braga.

Nos últimos anos, a JovemCoop passou a ser mais conhecida em Braga pela aposta, acertada, na defesa do nosso património, seja construído, seja ambiental.

Hoje, e passados dois anos de passagem de testemunho, a JovemCoop olhou para si, refletiu e encontra o seu caminho, com novos membros e com novos sorrisos. Por inerência de um outro compromisso assumido, não tenho acompanhado as atividades da JovemCoop com a frequência que desejava, mas estou sempre nos bastidores a dar a linha de ponto, para alguma frase esquecida. Estou onde sempre gostei de estar...no apoio a quem tem a vontade de prosseguir caminho com a JovemCoop.

Quando se pensaria que ao falar de 36 anos, deixaria aqui uma foto antiga, quero dizer que sei que a JovemCoop está diferente, tem um novo pulsar, um novo ritmo, uma nova linha de atuação.
Por isso mesmo, num acto de justiça, publico uma foto que muito me diz...a foto recente da JovemCoop na monitorização do rio Este. 

Porque há 9 anos atrás estivemos neste mesmo rio a limpá-lo, dando um sinal de que sendo jovens, tínhamos uma missão de responsabilidade. Depois de passarmos pelo Rio Este, sentiamo-nos musculada o suficiente para debater Planos Diretores, Acções de Defesa, RECAP e outros instrumentos de gestão e ordenamento. A experiência que acumulamos nas Sete Fontes deu-nos conhecimento para estar em público, com o público, a defender o que é nosso. E volvidos todos estes anos, a JovemCoop continua a sua missão de responsabilidade, hoje acrescida por captar nova massa crítica e humana que reforce a estrutura da associação.

Durante o mês de Julho tive a oportunidade de ver uma JovemCoop dinâmica, jovem, enérgica, capaz, entusiasmada e entusiástica, mesmo daquela maneira que eu sempre desejei. 
Os dados estão lançados para uma nova geração de actores que queiram uma JovemCoop, não somente como associação, mas sobretudo como uma maneira de crescer em sociedade. 

À "minha" JovemCoop, que me enche, preenche e contorna o coração, os meus votos de Feliz Aniversário, desejando celebrar muitos mais anos daqui em diante. 
Cooperantes, Nunca desvalorizem o papel que temos na cidade, porque uma associação crítica e consciente, ajuda a que a cidade se molde a quem dela necessita...os cidadãos. Não baixem os braços, vamos continuar a lutar pelos nossos ideais.

Sempre carinhosamente, de mim para ti, JovemCoop, um eterno voto de admiração ( por tudo o quanto fizeste por mim)!

Rico

Sem comentários: