23 de junho de 2020

Crónica "O Nosso Património... a XVI edição"


O Nosso Património… a XVI edição

Conscientes de que ainda vivemos num cenário de pandemia, a JovemCoop e a Junta de Freguesia de S. Victor, uniram forças e decidiram levar a bom porto a 16ª edição da atividade “O Nosso Património”.
Acreditamos que estamos, aos poucos, a regressar à normalidade nesta fase de “desconfinamento”, por esse motivo decidimos assumir um compromisso com segurança e realizar esta atividade que é o nosso ex-libris. Direcionada para os mais jovens, a 16ª edição traz consigo o desafio de mantermos a sua essência ao mesmo tempo que a adaptamos a esta nova realidade.
Sob o mote “Não pendures já as sapatilhas”, desafiamos jovens entre os 12 e os 17 anos a saírem da sua zona de conforto e a participarem na atividade. Analisamos todas as indicações dadas pela Direção Geral de Saúde, no que aos campos de férias diz respeito e acreditamos numa atividade segura para todos. Uma das principais adaptações que fizemos foi a redução do tempo da atividade, que antes preenchia todo o mês de Julho e este ano serão apenas 10 dias. Também o número de inscrições será limitado, pelo que desafiamos os mais interessados a inscreverem-se rapidamente. Conforme indicado pela DGS, as inscrições serão unicamente online, estando o link disponibilizado quer no blog da JovemCoop, quer no site da Junta de S. Victor, ou mesmo no Facebook de ambas as instituições, privilegiando assim o contacto digital. 
Todas as atividades foram meticulosamente pensadas de forma a tornarem-se seguras para todos, quer participantes, quer monitores. Nesse sentido, começamos por privilegiar, sempre que possível, as atividades ao ar livre; para isso escolhemos o Parque da Capela de Guadalupe como o nosso “quartel general”, local que será sempre o ponto de encontro para o início de cada atividade.
Todos os participantes terão um KIT de higienização, contendo uma máscara social reutilizável, luvas e álcool gel, para , ue sempre que seja necessário, possam utilizar. Nomeadamente nas visitas a locais fechados, como museus e igrejas, onde é imperativa a utilização destes materiais de higienização. Teremos também algumas horas da atividade dedicada ao estudo das normas de segurança demonstrando sempre a importância do cumprimento das regras.
Assim, acreditamos que a 16ª edição de “O Nosso Património” terá como missão não só a valorização e preservação da nossa história e património, mas também a consciencialização dos jovens participantes para os tempos que a humanidade atravessa.
Ambicionamos dar a conhecer alguns dos locais mais icónicos da cidade, mas também os recantos de uma freguesia rica em história e património. Acreditamos que os tempos em que vivemos o isolamento social ainda está demasiado presente entre os jovens, que praticamente terminaram o ano letivo através de aulas online, tendo estado dessa forma impossibilitados de conviver com os colegas. Reconhecemos que foi uma medida imperativa para a segurança de todos, contudo sabemos pela DGS que os campos de férias já se podem realizar e que esse convívio também nos faz falta, uma vez que o ser humano é um ser social por natureza que não foi “criado” para viver constantemente isolado.
Assim convidamos todos os jovens entre os 12 e os 17 anos a inscreverem-se online e a participarem nesta edição única de “O Nosso Património” que irá decorrer no Parque da Capela de Guadalupe de segunda a sexta feira entre as 10h e as 12h30. “Não pendures já as sapatilhas”, junta-te a nós e vem conhecer melhor a nossa cidade, em geral, e a Freguesia de S. Victor, em particular. Não percas tempo as inscrições são limitadas!

Sem comentários: