11 de janeiro de 2022

Crónica "A importância do Voto Antecipado"

 


A Importância do Voto Antecipado

Pela terceira vez, desde o início da pandemia Covid19, os portugueses são chamados às urnas, voltando a eleger os seus representantes. Mas, desta vez, para decidir a composição da Assembleia da República, ou seja, os futuros governantes do nosso país.
Sempre defendemos que votar é um direito que todos devemos cumprir, assim como defendemos que votar tem que ser seguro! Nas próximas eleições legislativas, que decorrem a 30 de Janeiro, acreditamos que não será diferente.
No entanto, se prefere não se dirigir às urnas, no dia 30, com algum receio que possa ter, sabia que nestas eleições todos podem pedir para votar antecipadamente?
O voto antecipado irá decorrer a 23 de Janeiro e cada município deverá ter, no mínimo, uma mesa de voto. No entanto, para o fazer, cada cidadão deve manifestar a sua intenção à Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, através do site https://www.votoantecipado.mai.gov.pt ou por via postal.
Têm direito, também, ao voto antecipado doentes internados, presos não privados de direitos políticos, eleitores em mobilidade, entre outros. Quem estiver em confinamento obrigatório pode também pedir o acesso ao voto antecipado e exercer o direito de voto. Infelizmente vivemos uma nova fase da pandemia onde os números de infetados têm sido elevados.
Dessa forma, e para que nada o impeça de votar, entre os dias 20 e 23 de Janeiro, todos aqueles que tiverem o confinamento obrigatório detetado até ao dia 22 de Janeiro, podem, através dos meios acima mencionados, manifestar a sua intenção de voto antecipado.
Portugal atravessa o seu terceiro ato eleitoral em simultâneo com uma pandemia mundial, mas não há justificação possível para não votar.
Em 2019, nas últimas eleições legislativas, ainda sem pensarmos no que estaria por vir, a principal vencedora, com maioria absoluta, foi a abstenção. O que significa que a maior parte dos portugueses escolheu não exercer o seu direito de voto, escolheu não escolher os representantes do seu país! Mas estamos certos que se, algum dia, esse direito nos fosse negado, todos esses cidadãos ficariam indignados e o iriam reivindicar.
Recentemente, tivemos oportunidade de ver, nas redes sociais uma publicação com a simulação da composição do parlamento, após as eleições de 2019, se a abstenção fosse considerada um partido: em 230 deputados a abstenção teria 131, ou seja, mais de metade dos lugares. Pensemos, agora, no que seria do nosso parlamento se as pessoas que estivessem sentadas nesses lugares simplesmente não se pronunciassem, não pensassem no futuro no nosso país?

É fácil perceber o impacto que tal acontecimento poderia ter na nossa sociedade, no nosso país, na vida de cada um.
Por esse motivo sempre defendemos a importância de votar! Mas votar é, também, um ato que deve ser feito com consciência. É certo que cada um é livre de escolher o partido ou o voto em branco, se assim o desejar, mas acreditamos que é fundamental fazê-lo com consciência. Para isso deverá conhecer todos os candidatos, todos os partidos, pois só assim será possível escolher o que acredita ser o melhor para o nosso país.
Para dar a conhecer os partidos não existe melhor forma que através dos media, quer locais, quer nacionais, que nos vão dando a conhecer todos os partidos e aquilo que cada um defende. Para votar com consciência cada bracarense deve conhecer os 17 partidos que constam no boletim de voto do Círculo Eleitoral de Braga, já disponível no site da Comissão Nacional de Eleições.

Sendo possível o voto antecipado, acreditamos que não existem desculpas para que “fuja” às urnas! Não deixe em mãos alheias uma decisão que deve ser sua, que deve ser de cada um. No dia 30 de Janeiro VOTE! E não se esqueça, pode sempre pedir o voto antecipado!

Sem comentários: