21 de janeiro de 2011

Duas visões distintas sobre a CEJ2012

retirado do "Correio do Minho" de 21/01"2011

retirado do "Diário do Minho" de 21/01"2011

Ao lermos, hoje, os titulos dos jornais diários de Braga, podemos ficar com uma ideia confusa no que concerne à Capital Europeia da Juventude e a construção da Pousada da Juventude.

Mas se fizermos a leitura dos artigos, acabamos por perceber que há uma convergência de ideias.
Primeiro, no que respeita à Capital Europeia da Juventude 2012, é criticável que a 11 meses do início do evento, não haja certezas da verba que caberá a Braga para realizar este evento.
A diferença de montantes varia em, aproximadamente, 5 milhões de euros...se houver financiamentos aprovados do QREN teremos 6 milhões, senão, o Município dispenderá...1 milhão e 400 mil euros.

A diferença é abismal...!

Relativamente à Pousada da Juventude, percebemos ao ler o Diário do Minho que podemos não ter pousada já no início da CEJ2012, devido às condicionantes arqueológicas do local. O que no fundo, no fundo, até é capaz de dar jeito, pois enquanto há problemas que ainda não têm solução à vista (financiamento central por parte do Governo), a imputação de culpas pelo atraso da abertura irá directamente para os arqueólogos, quando, segundo dizem os 2 jornais, a localização já está acertada há mais de 15 anos, quando António José Seguro era Secretário de Estado da Juventude.

Ou seja, parece que em 15 anos não houve tempo de planear as sondagens arqueológicas e minimizar impactos no edifício monumento. E mais uma vez se vai intervir rapidamente, pressionando as equipas de arqueologia a desenvolver o trabalho rapidamente, seguramente na esperança que não se encontre nada de especial e não haja tempo de efectuar os registos.

Esta prática, corrente em Braga e, provavelmente, em todo o país é lamentável, porque imputa responsabilidades a quem as não tem, a nivel de obra, e deresponsabiliza os agentes políticos que supostamente deveriam zelar pelo bem da cidade na sua total acepção.

E regozijamo-nos com haver alguém em Braga que pensa como nós, e que "desconfia" que a localização da Pousada da Juventude seja melhorn em Real do que no centro da cidade (tal como nós defendemos aqui).

Sem comentários: