28 de abril de 2015

35 anos a cooperar...




Caro leitor,

Sabia que a JovemCoop, ao contrário do que o nome indica, é uma das mais antigas associações juvenis da cidade? 

A JovemCoop nasceu em 1979 aquando a participação de dez jovens bracarenses, ligados à Cooperativa Novos Pioneiros, num intercâmbio internacional em Malvern – Worcestershire. É a esses dez jovens audazes que devemos a fundação da associação juvenil Jovem CoopNatureza/Cultura. 

Um ano após o seu nascimento, foi realizado o primeiro intercâmbio internacional JovemCoop. Esse foi apenas o início de uma longa caminhada em direção ao mundo, que a associação se orgulha de ter trilhado.

No entanto, com o passar dos anos a JovemCoop foi evoluindo nos seus objetivos e na sua própria definição, abrangendo um número de jovens cada vez maior. As atividades deixaram de se cingir aos intercâmbios internacionais, e começaram a incluir temas como a cultura, a natureza e o desporto. 
No ano em que vivemos o nosso 35º aniversário, definimo-nos como uma associação juvenil aberta a toda a comunidade, que pretende despertar consciências para a proteção do nosso bem mais precioso, a nossa história, o nosso património.

Hoje orgulhamo-nos de criar não só nos adolescentes um outro olhar sob o mundo, sobre os monumentos, sobre a natureza e as pessoas que os rodeiam, bem como criar consciências para a existência harmoniosa de todos estes patrimónios. Desde atividades no âmbito da natureza e do desporto realizadas para os mais jovens, até às caminhadas culturais onde temos uma participação mais graúda, hoje a JovemCoop tem as portas abertas para todos aqueles que veem nos nossos princípios os seus ideais.

Sendo a JovemCoop uma associação aberta a toda a comunidade, entendemos que a melhor forma de comemorar os nossos 35 anos é homenagear a vida de todos os membros e amigos, bem como o próprio associativismo. Deste modo, resolvemos criar um fórum associativo, no dia 2 de maio, no Museu D. Diogo de Sousa pelas 15h. 

Iniciaremos a nossa comemoração com um momento de partilha de experiências entre associações das mais diversas áreas, desde as de solidariedade, as que promovem a cultura, as que se dedicam ao desporto e às causas sociais, em suma, muitas são as associações que se juntam a nós para fazer do aniversário da JovemCoop, um marco no associativismo bracarense. Depois de um momento de apresentação de todas as associações, chega o momento de partilha com o debate “Associativismo como forma estruturante do ser”.

Neste debate estarão entidades ligadas ao mundo do associativismo como Ricardo Silva presidente a Junta de Freguesia de S. Victor e último Coordenador Geral da JovemCoop, Manuel Barros delegado regional do IPDJ, Eva Sousa a representar o pelouro do associativismo da CMB, Pedro Soares presidente a Agência Nacional de Juventude e Firmino Marques, Vice-presidente a Câmara Municipal de Braga, e um grande amigo do associativismo bracarense.

O encontro concluir-se-á com a inauguração da exposição alusiva aos 35 anos da JovemCoop, que dará a conhecer todo o trabalho realizado pela associação ao longo dos últimos anos. 

Queremos convida-lo a si e poder contar com a sua presença pois “as coisas não têm sentido, se não dermos sentido às coisas” e este aniversário só tem sentido se todos os nossos amigos estiverem por perto para lhe dar maior significado. As causas do associativismo merecem ser vividas por todos.

Até Sábado, dia 02 de maio no MDDS.

Sem comentários: