8 de agosto de 2009

Ofício entregue ao Sr. Primeiro-Ministro a propósito das Sete Fontes

Desde há algum tempo que as Sete Fontes, enquanto Monumento Nacional, mas sobretudo como sítio magnífico pleno em bio-diversidade, são um local onde costumamos realizar actividades e alvo de muitas preocupações.
Quando o assunto é sério, a JovemCoop tem tentado, dentro das suas possibilidades, manifestar-se consoante os seus princípios de actuação.
No dia 19 de Julho, a JovemCoop foi convidada a fazer-se representar num encontro com o Sr. Primeiro Ministro, em Braga. Neste encontro, falou-se de vários temas e de muitos assuntos. Quando fomos chamados a intervir, questionámos o Sr. Primeiro Ministro sobre Património, afirmámos que existe uma Lei de Bases inadequada e que os órgãos de regulamentação são poucos e ineficazes.
Aproveitando a ocasião, revisitamos temas tão sensiveis como o aproveitamento da Água e o facto da Agência Nacional da Juventude estar em Braga e pouco ou nada transmitir à Região (e quem sabe, ao País)!.
Rematámos a nossa intervenção com o caso do Monumento Nacional das Sete Fontes, que às portas de Braga, é um sítio com Património, Água e que seria excelente para as gerações mais novas e as mais maduras descansarem, passearem ou realizarem outras actividades.
Como percebemos que o Sr. Primeiro Ministro é capaz de não conhecer as Sete Fontes, entregámos, pessoalmente, um ofício a alertar para a falta de sensibilidade, coordenação e planeamento na área do Complexo Eco-Monumental das Sete Fontes.
Entendendo que todas as oportunidades são poucas para proteger este Complexo Eco-Monumental, assim, fizemos chegar, em mãos, ao Sr. Primeiro Ministro a carta que aqui expomos.
Apesar de o nosso Primeiro Ministro provavelmente nunca ter ouvido falar das Sete Fontes, achamos por bem contextualiza-lo e esperamos que algum efeito possa surtir.
Somos uma associação jovem, mas determinada.


Sem comentários: