4 de março de 2011

Sete Fontes - Importa recordar!

Apesar da classificação ter sido finalmente conseguida, e porque não nos deixamos iludir com esta falsa sensação de que o Complexo das Sete Fontes está protegido, achamos por bem recordar que:

Hoje temos uma classificação como Monumento Nacional de um conjunto de estruturas datadas do Século XVIII, durante o arcebispado de D. José de Bragança.


Está mais que provado que Sete Fontes não são só um Complexo do Séc.XVIII, sendo visíveis vestígios de outras cronologias. Importa, pois, que se assuma a cronologia romana das Sete Fontes e não se permita atentados e destruições como têm sido perpetrados até à actualidade. 


Importa, neste dia, recordar que Sete Fontes eram um Complexo que abastecia a cidade de Braga com água. Hoje esta classificação só consagra 6 caixas de água, porque estamos amputados de uma dessas minas, que fazemos questão de recordar aqui...a designada Mina de ADELINO CORREIA!!! Recordamos esta mina através deste esboço do alçado frontal. 

in projecto do Eng. Civil Augusto Nascimento da Fonseca - 1937

Esta mina foi destruída para dar lugar a estes prédios...mais ou menos seguindo o alinhamento da conduta, percebe-se qual a sua localização antiga.

retirada daqui

Além de não termos a Mina de Adelino Correia, estamos, ainda amputados da Mina das Verdosas, pois não foram consideradas parte integrante do Complexo das Sete Fontes.

in "Diário do Minho" de 09/02/2011

Provamos aqui, recorrendo ao projecto do Eng. Augusto Nascimento da Fonseca que já ele, em 1937, tinha desenhado a Mãe de Água do Dr. Alvim de Baixo e indicou a proveniência das águas. Na canalização lateral direita lê-se. Lavarincho e Verdosas.



Se atempadamente o Ministério da Cultura através da DRCN tem incluído a Mina das Verdosas no processo de classificação, não tínhamos assistido a este panorama desolador!!!


Se não fosse a negligência de certas entidades, hoje tínhamos um MONUMENTO NACIONAL ainda mais completo!!!


1 comentário:

Johan disse...

a Mãe d'Água Alvim em baixo foi alterado depois 1937? agora não há cano de Consortes, mas mais uma, junto o cano de Pinheiro de Baixo (Mina preta?). tanto sei há tres canos a encher este castelo, de Verdosa, Alvim em cima e Mina Preta.
compare com este foto
http://www.panoramio.com/photo/45972017