14 de março de 2011

Sete Fontes - novas descobertas



São boas notícias para os amigos das Sete Fontes. Além da recente classificação como Monumento Nacional, foram agora descobertos mais dois motivos de interesse neste Monumento.

Em duas visitas distintas, uma no dia 02 de Fevereiro e outra no dia 12 de Março, tivemos a oportunidade de encontrar dois "elementos" que até agora permaneciam ocultos pelo tempo.

Na visita do dia 02/02 tivemos a oportunidade de encontrar, no exterior de uma Mãe de Água um olho insculpido, que levanta algumas questões sobre a sua presença. O porquê de terem ali insculpido aquele olho e o que representa junto de uma Mãe de Água?

Na visita promovida dia 12 de Março, tivemos a oportunidade de encontrar um motivo decorativo nos rebocos das paredes de uma galeria da Mina do Dr. Sampaio.

Estas "descobertas" vêm trazer mais ênfase à necessidade de se estudar condignamente as Sete Fontes e elaborar um projecto de salvaguarda do edificado, pois, os rebocos da parede, de tão estragados que estão, a qualquer momento podem cair.

Estas boas notícias também confirmam o porquê das Sete Fontes serem Monumento Nacional, pois, afinal, além da água e das Mães de Água há outros factores artísticos e culturais que enriquecem este monumento.

Sem comentários: