3 de março de 2011

Sete Fontes - MONUMENTO NACIONAL (Finalmente!!!)

retirado do "Correio do Minho" de 03/03/2011

retirado do "Diário do Minho" de 03/03/2011


Dia 03 de Março de 2011 será um dia histórico para a cidade de Braga e para o nosso País.
Foi aprovado em Conselho de Ministros a classificação do Complexo Monumental das Sete Fontes como Monumento Nacional!

Foi um processo penoso, mas que quase caía no esquecimento das gavetas burocráticas do Ministério da Cultura. Felizmente, e em boa hora, o Presidente da Junta de Freguesia de S. Victor, Dr. Firmino Marques, empenhou-se na defesa deste sítio e envolveu a comunidade para a protecção das Sete Fontes. Várias associações, entidades e pessoas juntaram-se a um movimento de defesa que resultou no processo de classificação das Sete Fontes como Monumento Nacional.

Hoje, além de termos um "novo" Monumento Nacional. temos também uma cidade mais alerta, consciente e participativa, no que concerne à protecção das nossas heranças culturais.

Somos, hoje, uma cidade mais empenhada em proteger o que herdamos dos nossos antepassados e temos a preocupação de legar esse património para as futuras gerações.
Um agradecimento a todos quanto se empenharam neste processo e ajudaram a alcançar esta classificação.

CONTUDO:
O estado de vigilância deve ser mantido e a participação cívica não pode acabar por aqui. Continuaremos a manifestar a vontade de ter um Parque Verde e a pugnar por uma Zona Especial de Protecção que não seja sistematicamente profanada.

Sem comentários: