8 de outubro de 2012

Conferência - Consórcio de Mérida, um modelo de gestão cultural para Braga?



"Diário do Minho" 05/10/2012
 
No próximo dia 12 de outubro, a Coligação Juntos por Braga e a Associação Jovem Cooperante Natureza/Cultura (JovemCoop) irão realizar uma conferência/apresentação subordinada ao tema “Consórcio de Mérida – um modelo de gestão cultural para Braga?”.
Por ocasião da “Braga Romana”, ocorrida em maio, a Coligação Juntos por Braga e a JovemCoop realizaram três eventos que visavam abordar várias perspetivas de conhecimento da herança romana de Braga Augusta.
Com vontade de dar sequência ao evento “Percorrer Braga – visitar a cidade romana ontem, hoje e amanhã”, que reuniu centenas de pessoas empenhadas em conhecer mais sobre a história e o aproveitamento do património romano de Braga, a Coligação Juntos por Braga e a JovemCoop reeditam esta iniciativa, realizando uma conferência que será proferida por D. Miguel Alba Calzado, Diretor Científico do Consórcio Ciudad Monumental de Mérida.
O Consórcio “ Ciudad Monumental, Histórico-Artística y Arqueológica de Mérida” é uma entidade de direito público, constituída pela Junta de Extremadura, pelo Ministério da Educação de Espanha, pela Deputación Provincial de Badajoz e pelo Ayuntamiento de Mérida e tem por objetivo a cooperação económica, técnica e administrativa entre as Entidades que o integram para a gestão, organização e intensificação das atuações relativas à conservação, restauro, valorização e dinamização da riqueza arqueológica e monumental de Mérida.
Numa altura em que o município investe no Programa “A Regenerar Braga”, requalificando praças e ruas, mas sem um devido estudo e aproveitamento do património arqueológico e cultural exumado nessas intervenções, queremos dar a conhecer um modelo de gestão que funciona em cooperação, que gera atração, valoriza o turismo, cria empregabilidade e dinamiza a economia. Pretendemos, ainda, proporcionar uma reflexão sobre se este modelo poderia ser adaptado e implementado na nossa cidade.
Mérida é uma evolução da cidade romana Emerita Augusta, que foi capital da província da Lusitania logo nos primeiros anos do império, estatuto que Bracara Augusta adquiriu por volta dos finais do século III, início do IV d.C.
Esta conferência será realizada dia 12 de outubro, às 21h30, no auditório da Junta de Freguesia de S.Victor e a entrada é livre.
 
 




Sem comentários: