"Correio do Minho" 03/10/2012
Anúncio Diário da República n.º 13496/2012 de 28/09/2012
Uma excelente notícia que dignifica aquele belíssimo recinto desportivo, com aspecto semelhante ao Estádio Nacional, no Jamor.
O processo de classificação decorre desde 1998, instruído pela ASPA, mas que até à data não tinha conhecido nenhum outro desenvolvimento.
Braga fica a ganhar mais um "monumento".
Lamenta-se, apenas, que o acto de classificação (ainda não final pois encontra-se aberto o período de discussão pública durante 30 dias), tenha demorado cerca de 14 anos para ser publicado, tendo em conta que se a Zona Especial de Protecção agora instituída já vigorasse aquando das obras no Parque da Ponte, o procedimento patrimonial em obra teria de ser necessarimente diferente e mais cuidado.
O que está em causa é que a partir de agora, depois de consumadas as obras, é que aquela zona fica protegida. Se houvesse uma ZEP antes do período da obra, o subsolo e os elementos patrimoniais ali presentes teriam de ter outro tratamento, acompanhado pela DRCN, que poderia servir para regular a intervenção e poderia ter evitado as queixas e denúncias que ocorreram sobre aquele espaço.
Sem comentários:
Enviar um comentário