8 de outubro de 2012

Estádio 1º de Maio como Monumento

"Correio do Minho" 03/10/2012

Anúncio Diário da República n.º 13496/2012 de 28/09/2012
 
No passado dia 28 de Setembro, foi publicado em Diário da República, a intenção de classificação do Estádio 1º de Maio (antigo 28 de Maio), como Imóvel de Interesse Público.

Uma excelente notícia que dignifica aquele belíssimo recinto desportivo, com aspecto semelhante ao Estádio Nacional, no Jamor.

O processo de classificação decorre desde 1998, instruído pela ASPA, mas que até à data não tinha conhecido nenhum outro desenvolvimento.

Braga fica a ganhar mais um "monumento".

Lamenta-se, apenas, que o acto de classificação (ainda não final pois encontra-se aberto o período de discussão pública durante 30 dias), tenha demorado cerca de 14 anos para ser publicado, tendo em conta que se a Zona Especial de Protecção agora instituída já vigorasse aquando das obras no Parque da Ponte, o procedimento patrimonial em obra teria de ser necessarimente diferente e mais cuidado.

O que está em causa é que a partir de agora, depois de consumadas as obras, é que aquela zona fica protegida. Se houvesse uma ZEP antes do período da obra, o subsolo e os elementos patrimoniais ali presentes teriam de ter outro tratamento, acompanhado pela DRCN, que poderia servir para regular a intervenção e poderia ter evitado as queixas e denúncias que ocorreram sobre aquele espaço.


Sem comentários: