10 de fevereiro de 2010

Europa e os Jovens


Ontem, a propósito da participação no Programa "Ideias com Jota", na qual tivemos oportunidade de falar com o Eng. José Manuel Fernandes, abordaram-se várias questões que envolvem a Juventude e o seu entendimento de Europa.


Um dos pontos que nos foi colocado é se os "jovens andam distantes da Europa e da União Europeia". Defendi, no meu entendimento, que é preciso fazer uma distinção entre Europa, enquanto espaço político e administrativo e Europa, enquanto espaço geográfico-cultural.

Enquanto que a primeira parece uma estrutura complexa e burocrática, mal explicada aos jovens, a segunda afigura-se muito mais atractiva, porque os jovens têm ânsias de querer conhecer novas culturas, praticar novas línguas, ver pessoas com outros quotidianos.

Portanto, se me questionarem se os jovens estão longe da Europa, reitero a ideias de que os jovens querem mais Europa, mas a Europa, enquanto espaço político é que se demarca dos jovens devido à sua estrutura pesada. É preciso que os políticos tenham consciência da Europa que estão a construir e que querem para o futuro - mais participada ou menos participada! Tudo depende da preparação e do caminho que querem fazer com os jovens.


A JovemCoop foi pioneira na forma como abordou o espaço europeu, pois logo em 1979 teve a oportunidade de aproximar jovens de culturas, linguas e vontades. Desde aí já percorremos vários países e conhecemos imensas pessoas. Nós procuramos os nossos "irmãos" europeus e aproximamo-nos em vários aspectos.


Quanto aos instrumentos que a Juventude tem ao seu dispor, para desenvolver projectos e procurar um futuro melhor, acrescento que os organismos responsáveis e os agentes que estão à frente destas instituições têm agido de forma irresponsável e lesa vontades. Dizia o Eng. José Manuel Fernandes que o Programa Juventude tem ao dispor €885.000.000,00 para concretizar acções. É muito dinheiro, mas vejamos qual a divulgação e publicidade que a Agência Nacional, sedeada em Braga, faz. Tendo em conta que a A.N. ainda está a analisar relatórios com 5 anos, como podem as associações aguentar tanto tempo à espera dos financiamentos. É de todo impossível. Solicitamos que haja mais responsabilidade e seriedade na gestão destes fundos e aproximação aos jovens.


Mas se alguém tiver dúvidas do que falo, que entre em contacto com a JovemCoop que nós esclareceremos.

Sem comentários: