18 de fevereiro de 2010

Sarah Pallin vs Family Guy

A ex-candidata à vice-presidência dos Estados Unidos, a republicana Sarah Palin, criticou a série de humor “Family Guy”, depois de uma piada envolvendo uma personagem com Síndrome de Down, doença de que padece um dos seus filhos, Trig.



A cena em questão retrata o momento em que o filho da família Griffin (em torno da qual gira a série), Chris, apresenta a sua namorada com Síndrome de Down aos seus familiares. Quando questionada acerca da sua própria família, a namorada diz que a sua mãe costumava ser a governadora do Alasca. No mesmo episódio, a criança da família, Stewie, interpreta um número musical intitulado "Down Syndrome Girl”.


Sarah Palin, ex-governadora do Alasca, escreveu no Facebook que o episódio foi “um murro no estômago”.


A questão que se levanta aqui - disse Palin - é “quando é que chega a altura de dizer ‘já chega’”?

Eu sou daqueles que vejo e revejo várias vezes os episódios de Family Guy. Uma mordaz e atenta sátira à sociedade americana, que vence os princípios morais e arrasa com as suas piadas venenosas.
Deste lado do Atlântico é fácil rirmo-nos e encontrar a piada em várias situações. Afinal, não nos afecta directamente e ainda podemos troçar da população americana, pela forma surpreendente como por vezes vivem a vida.

Em certo ponto consigo concordar com a ex-governadora Sarah Pallin, pois é preciso ter algum bom senso e saber respeitar várias situações que são, de facto sensíveis. Mas claro que também me parece que a ex-governadora se sentiu lesada porque desta vez a piada fácil tocou sobre ela.
É que quem assiste aos episódios do Family Guy sabe que já houve situações ainda mais sensiveis e que não deixaram de ser alvo de uma ironia implacável e ninguém se manisfestou. Não digo que a ex-governadora não tenha razão, mas já teve mais oportunidades para se manifestar sobre outras tantas situações ridiculas e vexatórias.

Mas isto é o que a sociedade americana vai defendendo - a moral e os bons costumes, quando respeita um nome individual. Se os criadores da série chegaram onde chegaram é porque ninguém os controlou. E reside aqui o outro busilis - Liberdade de expressão - até onde onde poderemos ir, respeitando a nossa vontade de nos manifestarmos, mas sem ferir a liberdade dos outros?

1 comentário:

Carlos disse...

É um dos melhores episódios, a crítica não precisava ser tão óbvia, tipo 'governadora do Alasca'
Episódio completo http://videolog.uol.com.br/teclapause
8 Temp. 12° ep.