11 de agosto de 2010

O Nosso Património no Diário do Minho

retirado do "Diário do Minho" de 08/08/2010

Foi em jeito de sintese de 6 anos a realizar "O Nosso Património" que saiu uma excelente peça jornalística no Diário do Minho, de 08 de Agosto, assinada por José Carlos Ferreira.

Este reportagem faz um apanhado dos traços gerais da actividade, quais os objectivos que os participantes têm de cumprir e como é que nós assistimos à evolução (ou degradação) do nosso património!

Temos casos de boas práticas, mas, infelizmente, a cidade de Braga tem ainda muito que fazer nesta área. Desde logo, achamos que a nossa cidade deveria apostar mais na sinalética, quer de indicação, quer na de contextualização. Grande parte dos monumentos que conhecemos em Braga não dispõe de informação.
Mas, também preciso apostar profundamente em recuperar sítios que estão abandonados e que ameaçam ruína.

"Amar o que é nosso" é uma premissa que deveria constar em Braga. Devemos ter orgulho naquilo que herdamos dos nossos antepassados e devemos perpetuar isso para as gerações vindouras. Com o contributo de cada um, podemos ajudar a recuperar muitos destes sítios.

Se nos quiser indicar algum sítio que se esteja degradar, contacte-nos para info@jovemcoop.com e nós faremos uma visita ao local e tentaremos ver de que forma podemos ajudar!

N.B. - O Nosso Património é uma actividade que nasceu em 2005 e tem vindo a evoluir em objectivos e em número de participantes. Esta actividade só é possível realizar com a ajuda parceira da junta de Freguesia de S. Victor e com o fantástico trabalho de monitores que dão dias das suas férias para ajudar a alcançar este objectivo. Obrigado a TODOS OS MONITORES que ao longo destes anos ajudam a concretizar "O Nosso Património" a ajudam a consciencializar os nossos participantes.

Sem comentários: