2 de agosto de 2010

O Nosso Património

retirado da edição do "Diário do Minho" de 31/07/2010

retirado da edição do "Correio do Minho" de 31/07/2010

"O Nosso Património" é uma actividade muito importante e bastante acarinhada no seio da JovemCoop.
Tudo começou em 2005, com um grupo de oito jovens e dois monitores. Actualmente, na 6ª edição, os particpantes são mais de 30 acompanhados por cerca de 10 monitores.

De ano para ano visitamos sítios com interesse histórico, fizemos centenas de levantamento e registos e tiramos milhares de fotografias.

Temos vindo, em cada edição, a "abrir" um sítio desconhecido, proporcionando sempre uma aventura inovadora e diferente.

Já passamos pela Fábrica Confiança, pela Casa das Goladas, Casa das Velas, Casas com estatuária na Senhora-a-Branca, a Capela do Senhor do Alecrim e a Casa/Recolhimento das Convertidas.
O nosso balanço tem sido muito positivo e tem servido para renovar as gerações da JovemCoop.
Este ano terminamos em beleza...3 dias em Ponte de Lima a visitar e vislumbrar vários tipos de património (arquitectónico, etnográfico, popular, etc) e a dar uma ajudinha na recuperação dos azulejos da Igreja de S.Vicente.

Se estivermos a ajudar a preparar uma geração mais consciente e sensivel para a preservação das nossas heranças culturais, então a nossa missão tem sido alcançada e há-de ser perpetuada por vários anos.
O nosso sicnero agradecimento à Junta de Freguesia de S.Victor por ter acreditado neste projecto, por nos ajudar a desenvolvê-lo e por sempre nos incentivar a fazer mais...mais e melhor! A fazer crescer os objectivos e a superá-los em cada edição. Muito obrigado ao Dr. Firmino Marques e a todo o executivo da Junta de Freguesia de S.Victor por nos dar esta força e energia.

Os frutos desse apoio ajudam-nos a preservar o património da freguesia de S.Victor. Assim, e tal como rubricado no plano de actividade para 2010, tentaremos, até ao final do ano, entregar os processos de classificação da Capela de S.Victor-o-Mártir e da Casa das Goladas, a fim de os tentarmos proteger e garantir a sua edificação e, se possivel, passível de ser fruída por todos.

Sem comentários: