11 de agosto de 2010

Uma catástrofe nunca vem só!

retirado do "Diário do Minho" de 09/08/2010

Chegada a altura do Verão é frequente deflagrarem incêndios um pouco por todo o lado.
Não sendo este ano excepção, os fogos voltaram à zona da Serra do Gerês e alteraram toda a paisagem e beleza do local. Aquela que é considerada uma das mais belas zonas de Portugal, está, neste dias, reduzida a cinzas e a muito fumo.

São incansáveis os nossos bombeiros e todos equipas que zelam pelas populações e por evitar que as chamas se alastrem.

Infelizmente, há algo que devemos reter:
- o descuido das pessoas que visitam aquela zona, que continuam a fazer fogueiras ou a atirar cigarros acessos para o chão (à espera que eles se apaguem sozinhos);

- o voraz apetite dos madeireiros também tem responsabilidades em muitos destes casos;

- a inconsequência de quem voluntariamente ateia fogo por causas várias;

Além dos fogos, devemos lembrar as pessoas, as casas e os animais domésticos que ficam em perigo;
Devemos perceber que os fogos consomem hectares de floresta e flora protegida, empobrecendo uma região que vive e brilha da sua paisagem,
Os incêndios são responsáveis pelo abate e morte de muitas espécies animais, muitas delas também protegidas, o que contribuiu para o desequilíbrio de um todo ecosssistema.

Esperamos que de ano para ano esta tendência se inverta e se devolva a diginidade paisagística e ambiental de que nos orgulhamos ao ver os contornos das Serras da zona do Gerês. Nós também fazemos com muita frequência muitas actividades naquela região. Acreditem que não é bonito passar numa zona toda queimada e cinzenta, onde parece que a vida se extinguiu. Por isso, em todas as nossas actividades zelamos pelo cuidado a ter com aquela terra e apelamos a que todos tenham também muita cautela para protegermos aquela paisagem fantástica.

Sem comentários: