1 de setembro de 2010

CEJ2012 e a renovação do C.H

A cidade de Braga vai aos poucos preparando-se para receber a Capital Europeia da Juventude, em 2012. Para além das programação habitual destes grande eventos, existe um conjunto de infra-estruturas de apoio que vão ser precisos renovar e até criar.

O vereador com o pelouro da juventude revelou que existem cerca de 15 ruas que vão ser intervencionadas para dar uma nova cara à capital do Minho. “Existe um plano de intervenção no centro histórico, onde serão revitalizadas 15 ruas e queremos recuperar a tempo de receber a Capital Europeia da Juventude para que, em 2012, Braga esteja de cara lavada”, destacou Hugo Pires, que revela ainda a perspectiva de nascer um novo espaço para as artes. “Temos ainda o antigo quartel da GNR que será um centro de artes e cultura, ao mesmo tempo que servirá um centro de empresas criativas”, referiu, esperando que a Capital Europeia da Juventude traga uma nova dinâmica ao centro histórico.

O vereador espera reunir com a Secretaria de Estado da Juventude, para aquilatar das possibilidades de vir a nascer em Braga uma nova Pousada da Juventude.
A actual pousada está ultrapassada e em mau estado para receber os milhares de jovens que devem procurar a cidade durante as comemorações. “Devemos ter uma reunião com a SEJ e com o Governo para sabermos até que ponto é que há disponibilidade da administração central em financiar e apoiar a Capital Europeia da Juventude”, revelou Hugo Pires, que quer ver Braga com uma nova pousada da juventude até 2012.

“Nós queremos e desejamos ter uma nova pousada da juventude que seja a cara de Braga e que tenha boas condições para acolher os jovens que nos vão visitar, mas só depois de uma reunião com o Governo é que definiremos como é que vamos fazer quanto a esta matéria”, referiu o vereador da juventude da autarquia de Braga.

Entre as intervenções previstas pela autarquia, no âmbito desta regeneração urbana inclui-se o prolongamento do túnel da avenida da Liberdade (obra já realizada, com um custo de cerca de 3 milhões de euros), intervenções no  largo Carlos Amarante, na rua do Raio, na rua de S. Lázaro, na rua Gonçalo Sampaio, no largo da Senhora-a-Branca, na praça do Município, na rua de Santo António da Praça, no campo da Hortas, na rua Andrade Corvo, na rua dos Chãos, na avenida Central, na rua de S. Vicente, no largo dos Penedos e na avenida General Norton de Matos.

“A data de início das intervenções ainda não está definida mas esperamos ter uma boa parte delas concluídas a tempo de apresentarmos um centro renovado, e sem obras, aquando do desenrolar da Capital Europeia da Juventude, ou seja, em 2012”, refere o vereador Hugo Pires. O orçamento global das intervenções directas no espaço público ronda os 6,5 milhões de euros e estas intervenções são “fruto de uma política de devolução da cidade aos cidadãos em detrimento dos automóveis”.
Nuno Cerqueira e Pedro Vila Chã
22/08/2010

É importante dar nova vida à nossa cidade e torna-la apresentável para receber a Capital Europeia da Juventude, mas assumir que as obras do Centro Histórico serão realizadas com o propósito da CEJ, é, simplesmente irreal. Estas obras estão planeadas há muito tempo, ainda nem o vereador Hugo Pires pertencia oficialmente ao executivo que gere a Câmara Municipal de Braga.

Mas esperamos que estas obras sejam realizadas bem, rápidas e que tragam "alma" à cidade de Braga.

Sem comentários: