retirado da "Agenda Cultural de Braga", Setembro de 2010
Um dos monumentos que pedestrianistas e bikers conhecem bem. É o caminho antigo que liga o Bairro das Sete Fontes a Adaúfe. Este caminho antigo, de origem romana, faz parte da VIA XVIII ou Via Nova, popularmente conhecida como "GEIRA", que ligava a cidade de Bracara Augusta a Asturica Augusta pela Serra do Gerês, numa extensão de 215 milhas romanas, cerca de 318 Km.
Também este monumento está à espera da publicação da sua classificação, porque vestígios antigos no caminho não faltam. Este troço contém calçadas, marcas de rodados, sinais epigrafados, muros delimitadores e cruza zonas onde surgem vestígios cerâmicos, que indiciam forte presença humana ancestral.
Todavia há quem duvide da "romanização" deste traçado, certo é que a classificação deste monumento poderia ajudar a desenvolver estudos naquela zona que permitissem perceber se é, ou não, o verdadeiro traçado da Via XVIII ou Via Nova, que em Terras de Bouro surge tão bem conservada.
Ainda assim, e sabendo que todo o vale das Sete Fontes e da Adaúfe est(ar)á sujeito a uma grande pressão urbanística e de desenvolvimento rodoviário, o término desta classificação é pertinente, para que não haja trabalhos de lesa-património por dolo ou negligência.
A boa notícia é que este traçado está proposto e homologado como Monumento Nacional, o que completará quer o Monumento Nacional do Complexo das Sete Fontes, como o Monumento Nacional da Via Nova, no seu itinerário de Terras de Bouro.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário