15 de setembro de 2010

Nós bem o afirmamos...

Entre Aspas de 13/09/2010, por Francisco de Sande Lemos

retirado do "Diário do Minho" de 13/09/2010

Nós bem o afirmamos no programa da rádio Antena Minho "Ideias com Jota" de 08/06/2010, de que se tornava necessário estudar melhor o potencial histórico-arqueológico do Monte Picoto.

Desde logo o seu topónimo revela um ponto sobranceiro à cidade, com potencial para acolher um povoado antigo, com vista sobre a urbe.

E também a sua localização estratégica entre locais arqueológicos já conhecidos, revelam que este Monte terá tido um papel bem mais importante do que apenas servir de local para romances tardios ou encontros com intenções menos próprias.

No artigo do Professor Sande Lemos, este refere a necessidade de se promoverem estudos arqueológicos e de se preparar com antecedência a intervenção urbanística para que não aconteça um caso de claro desrespeito pelo património como sucedeu nas obras do novo Hospital de Braga.

Parece-nos importante que haja esta preocupação e que se desmistifique quer o papel da arqueologia na sociedade, quer a verdadeira importância do Picoto na história da Cidade.

.

Sem comentários: