25 de julho de 2011

Albergue de Peregrinos na Casa das Convertidas

"Correio do Minho" de 22/07/2011
"Diário do Minho" de 24/07/2011

Após visita à Casa/Recolhimento das Convertidas, o balanço é ambíguo: por um lado, muito positivo por termos tido a oportunidade de lá entrar e cumprir os nossos objectivos - dar a conhecer e inventariar;
Por outro, desolador, por assistirmos ao abandono e progressiva ruína daquele edifício;

Quando nos perguntaram qual a nossa proposta para revitalizar aquele edifício, veio-nos à mente a Pousada da Juventude de Braga, entretanto assumida para outro lugar. Aventamos a hipótese de um Museu da História da Cidade de Braga ou o Centro Cívico da Freguesia de S. Victor. Tudo excelentes hipóteses.

Entretanto alertaram-nos para a vertente de apoio social e religiosa que tem de ser mantida naquela estrutura. Ao correr as páginas do Diário do Minho, surgiu-nos outra hipótese, capaz de fazer face a estas condicionantes - porque não um albergue de peregrinos de São Tiago? Barcelos irá agora dispor de um novo Albergue de Peregrinos, que ficará à disposição dos peregrinos que se deslocam até Santiago, num processo que ganha cada vez mais adeptos e simpatizantes.

Ficaria a ser uma estrutura aberta ao público, devidamente requalificada. Cumpriria o propósito social de ajudar quem precisa de um local para pernoitar e de uma refeição. Manteria a sua componente religiosa, pois os peregrinos enchem-se de fé no caminho para Santiago de Compostela. E este lugar tão singelo e despojado de luxos, serviria para ajudar à meditação e ao encontro espiritual.

Acreditamos que esta poder ser, de tantas outras ideias, a que melhor se posiciona para vingar.
Haverá, agora, vontade para tornar isso possível?

Átrio de entrada da Casa das Convertidas que convida ao acolhimento e reflexão

Em 2010, entrámos pela primeira vez neste edifício, já sem certezas se iríamos conseguir repetir a visita no corrente ano. 


Como a Câmara Municipal de Braga optou por não atender às necessidades de quem viaja, geralmente, sem transporte próprio e de mochila ao ombro, a luz verde para a Pousada da Juventude de Braga recaiu sobre o Convento de S. Francisco em Real, sítio rico em História, mas pouco abonatório na localização (demos nota disso em http://jovemcoop.blogspot.com/2010/11/retirado-do-diario-do-minho-de-14112010.html).




Sem comentários: