22 de junho de 2012

BragaCEJ: As boas noticias futuras e a decepção do presente

"Correio do Minho" 22/06/2012

Após as dificuldades sentidas pela BragaCEJ2012 na sua capacidade de realização, por falta de financiamento, fica o compromisso de um grupo de Eurodeputados, onde se inclui o "deputado do Minho" José Manuel Fernandes, em apoiar as futuras iniciativas.

São boas notícias para as próximas realizações, que esperamos não sentirem as mesmas dificuldades sentidas em Braga.

Ainda assim, inserido neste encontro, foi promovida uma conversa com o grupo de Eurodeputados e algumas associações juvenis.

E aqui vê-se  reduzida capacidade da BragaCEJ em apresentar o seu programa e as suas associações, fazendo crer que este "evento" ou "projecto" não é de todos nem é para todos.

Como é que no meio de uma realização, com associações de várias índoles e com áreas diversas de actividade, as associações escolhidas para falar da sua participação da CEJ são mais do mesmo.

Não é possível aceitar que se leve a AAUM e a ERASMUS Student Network, que trabalham no universo da vida académica, e é redutor que se apresente a Juventude da Cruz Vermelha e a Ágora Bracarense quando nos parece que trabalham as duas na vertente do apoio social.

E o desportivo? E as associações culturais, do património, à arte, da música e do teatro?

Quando na semana em que contabilizamos 31 iniciativas para Braga, os seus jovens e demais cidadãos, é decepcionante ser ignorado, não tendo sequer a oportunidade para defender os valores das nossas actividades e mostrar algo diferente, pois mais nenhuma associação trabalha o nosso objecto de intervenção.

E concordamos com o Sr. Vereador que "a CEJ não é, de forma alguma, organização de festa", porque a JovemCoop encarou esta missão com voluntarismo e missão e, de facto, não estamos em festa, porque esta falta de capacidade em reconhecer e valorizar não é, para nós, motivo de alegrias.


Sem comentários: