4 de junho de 2013

Casa das Convertidas - o projecto e outros considerandos

"Correio do Minho" 22/05/2013

"Diário do Minho" 23/05/2013

"Correio do Minho" 25/05/2013

Foi apresentado, em versão relâmpago, um projecto para o agora designado "Quarteirão das Convertidas".

O projecto versa sobre 10.000m2 de área e será, segundo o executivo municipal, um espaço multifuncional de equipamento de apoio à juventude".

A proposta apresentada inclui a edificação da Pousada da Juventude, um Centro Euro-Atlântico, que já está em funcionamento na Rua de Santo António da Praça, uma Loja Europa Jovem (a funcionar na mesma valência do Centro Euro-Atlântico), bem como terá espaços de restauração e um museu do património e identidade bracarense. A Capela das Convertidas será entregue à Diocese de Braga, por um período de 50 anos.

Posto isto, convém lembrar que a JovemCoop defende(u) a Pousada da Juventude na Casa das Convertidas, pois estamos convictos que a estrutura tem condições para receber esta valência. Não nos mostramos favoráveis à deslocação da pousada para terrenos adjacentes, precisamente porque acreditamos que a Casa das Convertidas já está dividida em celas, que permitam a formação da Pousada.

O que falta neste processo é mostrar um parecer técnico da CMB e da DRCN que afirme se a Casa das Convertidas tem ou não condições para albergar uma Pousada. Ainda não foi provado tecnicamente que o imóvel não tem capacidade para acolher a estrutura da Juventude, nem quantos quartos pode ter, se o parecer for favorável à instalação da Pousada neste edifício.
Está-se a projectar uma Pousada com 50 quartos e 160 camas, em terrenos adjacentes, quando a Casa das Convertidas poderá ter menos quartos e menos camas, mas ganhando um atractivo de ser uma Pousada num local histórico classificado.

Por isso, antes de se avançar com projectos megalómanos, convinha elaborar um estudo que dissipe as dúvidas se a Casa das Convertidas pode, ou não albergar uma Pousada.
Depois de termos pernoitado no Navio Gil Eannes e perceber a dinâmica daquela estrutura de pousada, estamos convictos de que as Convertidas podem ser uma excelente Pousada. Mas é a nossa opinião!!!

Sem comentários: