11 de junho de 2013

Uma homenagem merecida

"Diário do Minho" 09/06/2013

Nasceu a 8 de Janeiro de 1939 em Brunhais, Póvoa de Lanhoso e tem o Curso Geral dos liceus, terminado em 1957, no Liceu Sá de Miranda, em Braga.

Licenciou-se em Filologia Germânica na Faculdade de Letras de Lisboa, em 1964. Concluiu o Mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Didáctica do Inglês, em 1981, na Universidade de Londres. Foi professora efectiva de Inglês na Escola Secundária Alberto Sampaio até 1979 e entre 1992 e 1996. Nesta instituição de ensino, foi também presidente do Conselho Directivo nos anos lectivos de 1974/75 e 1978/79.

Foi assistente requisitada para a Didáctica do Inglês, em 1982/83, no Instituto de Ciências da Educação da Universidade do Minho. Ainda no campo do ensino, foi presidente da Comissão Instaladora da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo em 1985/86, supervisora para a profissionalização em serviço e para a Didáctica do Inglês no CEFOP, da Universidade do Minho, entre 1986 e 1992, e coordenadora do CAE - Centro da Área Educativa do Distrito de Braga em 1996/97. A nível político, foi deputada à Assembleia da República pelo Distrito de Braga entre 1982 e 1985, vereadora da Cultura na Câmara Municipal de Braga entre 1990 e 1996 e vice-governadora civil do Distrito de Braga entre 1997 e 1999.

Ocupa, desde 1999, o cargo de presidente do Conselho de Curadores da Fundação Bracara Augusta.
informação retirada daqui

A Fundação iniciou as suas actividades no ano 2000 com a realização das Comemorações do Bimilenário da Cidade de Braga. Ao longo do referido ano, a Fundação Bracara Augusta realizou uma série de actividades culturais e espectáculos com entrada livre, num programa enquadrado numa lógica organizativa em que se cruzaram perspectivas variadas. Exposições, concertos de música dos mais variados géneros, incluindo jazz, música tradicional portuguesa, música electrónica e arte multimédia e rock, espectáculos de bailado, ópera , publicações e conferências marcaram o quotidiano do ano 2000 na cidade de Braga. Uma escultura do artista Pedro Cabrita Reis foi erguida no casco histórico de Braga para assinalar a efeméride.

O passado romano de Braga foi também recordado e assinalado com a instalação na cidade de uma rede de Quiosques Multimédia. Este trabalho recria a Braga Romana mostrando a topografia da cidade, numa linguagem acessível ao grande público. A produção deste produto multimédia é da responsabilidade da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, com a qual a Fundação celebrou um protocolo.

A realização de iniciativas culturais de forma integrada foi e continuará a ser uma aposta assumida pela FBA. Posteriormente, deu-se continuidade a alguns projectos que se têm mantido até á data, a saber:

O projecto editorial "Braga Cidade Bimilenar" iniciado em 2000 com as Comemorações do Bimilenário e que consiste na divulgação de um importante património cultural, através da recolha de textos e imagens sobre Braga.

A organização anual de um ciclo de conferências sobre temas actuais de interesse para a cidade e para os cidadãos, afim de estimular uma dinâmica de critica e debate de ideias.

informação retirada daqui

Pensamos que com este vasto curriculo e desenvolvimento das iniciativas ao serviço da Fundação Bracara Augusta, a dr.ª Maria do Céu Sousa Fernandes merecia mais do que uma homenagem da Escola Profissional de Braga. Porventura, o Município de Braga ainda estará a tempo de corrigir este lapso.

Sem comentários: