21 de julho de 2014

X Edição de "O Nosso Património" - Dia 10


Na sequência das atividades realizadas anteriormente no "O Nosso Património", hoje fomos visitar as Sete Fontes.Fomos acompanhados pelos nossos monitores (Gui, Chico, Catarina e Eduardo) e pelo aguadeiro das Sete Fontes, o Sr. Joaquim, que assim como os monitores, nos acompanhou durante a visita das minas.
 
As minas já fazem parte da História de Braga desde a época dos romanos. O atual sistema foi mandado construir por um antigo Arcebispo de Braga com o nome de D. José de Bragança. O antigo Arcebispo, quando viu aquela água toda, supôs que esta daria para toda a população de Braga durante o século XVIII.

A primeira vez que todos nós atravessámos a mina que iniciou o nosso circuito, estávamos com receio, porque para a maioria de nós era a primeira vez que estávamos a 9m do solo. Quando chegámos ao fim daquela mina, reparamos que o sítio que a finalizava se assemelhava a um cilindro e se chamava respiradouro.

No cimo daquela estrutura existiam uns buracos que o monitor Chico nos explicou serviam para a entrada de oxigénio na mina para permitir que a água corra e também por onde os morcegos entram durante a noite para se alimentarem dos insectos, limpando assim os túneis.


No final desta cansativa viagem seguimos o nosso caminho para a Junta de Freguesia de S.Vitor.

Joana e Inês

Sem comentários: